Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Presidente Bolsonaro tira máscara após revelar Covid-19 em entrevista

Ele informou nesta terça-feira (7) que seu exame para detectar Covid-19 deu positivo

Após anunciar que testou positivo para o novo coronavírus em entrevista nesta terça-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro tirou a máscara que usava. O médico infectologista do Hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn, em entrevista à Globonews, disse que a máscara é essencial para barrar a disseminação do vírus, uma vez que o presidente está sintomático.

"Se eu já estou sintomático, a chance de transmissão é maior que o pré-sintomático porque ele tem secreção e maior multiplicação do vírus na garganta e a chance de dispersão é muito grande. A máscara é um anteparo de disseminação."

Leia também

"À medida que eu baixo a máscara, eu gotejo essas gotículas de aerossol e de saliva. A gente hoje sabe muito bem que as duas formas de transmissão são por aerossol e gotículas. Ou seja, se eu não tenho distanciamento e não tenho proteção, a chance de infectar as pessoas do entorno acaba sendo muito maior", explica o infectologista.

O presidente também disse que voltaria a encontrar as pessoas em uma semana. Segundo o infectologista, o período para um paciente retomar as atividades e o contato com outras pessoas é de 14 dias.

"Os pacientes normalmente são mantidos em isolamento por 14 dias. Eles só vão sair desse isolamento se, a partir do 11º dia, não estiverem com sintomas. Aí sim eles têm a possibilidade de retomar suas atividades normais com outras pessoas. Mas antes disso, isso é algo proibitivo."

Segundo o infectologista, o procedimento adequado é permaneçam em quarentena as pessoas que tiveram contato com o presidente de até 72 horas antes do início dos sintomas até o presente momento sem que as regras de distanciamento pessoal e de uso de máscara tenham sido respeitadas. Isto vale para os profissionais que tiveram contato próximo com o presidente, incluindo os jornalistas presentes na entrevista.

"Essas pessoas merecem ficar em quarentena de até sete dias, fazendo acompanhamento clinico e exames laboratoriais. Se depois desse período, a pessoa não apresentou sintomas e teve resultado negativo para os testes, ela pode ser liberada", explicou. Segundo o médico, esse tempo estimado leva em conta o período médio para aparição dos sintomas, de 3 a 5 dias após a infecção.

A duração da quarentena, portanto, é diferente para quem já está infectado e para quem entrou em contato com um infectado, mas ainda não apresentou sintomas ou foi testado. Para o primeiro caso, o período recomendado é de 14 dias. E para o segundo, sete.

Gorinchteyn disse que mesmo antes dos sintomas, a pessoa infectada já pode transmitir o vírus. "É muito importante a gente entender que cada paciente transmite para ao menos duas pessoas. Isso vai depender exatamente da proximidade. À medida em que tenha reuniões em lugares fechados, as pessoas estejam mais próximas e não estejam usando máscaras [...] Quando eu não tenho isso, maior é a chance de infecção. De alguém que possa ser um portador assintomático ou pré-sintomático e volte a assar e transmitir pras pessoas do seu entorno."

De acordo com o médico, as pessoas que tiveram contato com o presidente precisam ser testadas. "Todas as pessoas vão ser consideradas e avaliadas como contactantes. Vamos considerar como contactantes aquelas pessoas que estiveram por 10 minutos sem respeitar o isolamento social e pessoal e sem o uso de máscara. Então essas pessoas merecem e vão ser investigadas."

"A investigação, nessa fase muito próxima, é feita por PCR, que vai detectar o vírus. E isso dará a ideia de quantas pessoas ao seu entorno poderão estar infectadas e muitas vezes ainda sequer apresentaram qualquer sintoma", esclareceu.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas