Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Prefeito eleito em cidade de Goiás morre sem saber que venceu

Didi Filgueira (PTB) estava há mais de um mês internado e morreu um dia após as eleições, quando já estava entubado.

A morte do prefeito eleito de Itaguaru, Didi Filgueira (PTB), 61 anos, na segunda-feira (16), um dia após as eleições, por complicações da Covid-19, chocou a família e os moradores da cidade. Irmão do político, o professor Eduardo Filgueira disse que Didi não chegou a receber a notícia da vitória no pleito, pois estava entubado em um hospital de Goiânia e teve uma piora em seu quadro clínico.

"Foi um choque total. A família está totalmente chocada. Sabíamos que era grave [o quadro clínico dele], mas esperávamos o retorno dele em 10 ou 15 dias. Só que a gente não sabe os projetos de Deus. Ele morreu sem saber que estava eleito", disse ao G1.

Leia também

Didi foi internado no dia 1º de outubro, após começar a apresentar os primeiros sintomas da Covid-19. Dias depois ele foi entubado e transferido para um leito de Unidade de Terapia Intensiva. No dia 30 de outubro, foi retirada a ventilação mecânica, e ele apareceu em um vídeo com uma máquina de oxigênio fazendo sinal de positivo. Porém, o estado de saúde dele acabou se agravando novamente.

"Viemos fazer uma visita para informar sobre a vitória, e os médicos nos informaram que de sábado para domingo ele teve uma pequena piora, mas que a piora persistiu", disse a esposa dele, Darcimeire Fernandes, em um vídeo postado nas redes sociais.

Didi teve 53,90% dos votos. Foram 2.368 votos no total. O candidato derrotou Chitão (PP), que ficou em segundo lugar com 44,07% (1.936 votos). Conforme jurisprudência de casos semelhantes julgados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o vice assume o posto. No caso de Didi, seu vice, que assumirá o cargo, é Fernando Araújo (PDT).

Comoção na cidade

Eduardo disse que a morte comoveu a cidade de Itaguaru, que tem pouco mais de 5 mil habitantes e está situada a 122 km de Goiânia. Ele afirma que Didi participou apenas da convenção que escolheu seu nome para a disputa, pois, logo depois, foi internado.

"A cidade está totalmente triste. Venceu a eleição mesmo sem estar presente. Havia um clamor popular", desabafa.

Segundo Eduardo, pelo fato de a morte ter ocorrido em virtude de complicações da Covid-19, não haverá velório. Está previsto, porém, um pequeno cortejo até o cemitério. O enterro, sem horário definido, deve ser realizado ainda nesta manhã.

Ele deixa esposa, três filhos e dois netos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas