Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Poluição do ar diminui 50% na 1ª semana de quarentena em São Paulo

Índice de poluentes que desencadeiam doenças respiratórias também diminuiu em cerca de 30% durante o período

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou, nesta quarta-feira (8), um estudo em que mostra que o índice de poluentes que são liberados diretamente no ar da cidade de São Paulo diminuiu 50% durante a primeira semana de quarentena obrigatória, que teve início no dia 24 de março devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A análise feita por Maria de Fátima Andrade, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG - USP), comparou os períodos de 15 a 21 de março e 22 a 28 de março.

Leia também

"Esse céu mais limpo que pode ser notado em São Paulo já no início da quarentena é resultado da redução na circulação de veículos, a principal fonte de emissão de poluentes na cidade", afirma a pesquisadora.

O índice de poluentes que desencadeiam doenças respiratórias também diminuiu em cerca de 30%. Essas partículas são pequenas e podem estar suspensas no ar ou sendo geradas por meio de reações químicas, como a queima de combustíveis.

Segundo a professora, a redução dos poluentes ocorreu de forma desigual na cidade, sendo que a mais notória ocorreu na região Central da capital paulista. Ela diz que isso já era algo esperado, uma vez que, em condições normais, a emissão de poluentes na cidade também varia entre os diversos bairros.

As condições atmosféricas influenciam bastante no quão concentrados estes poluentes se encontram na atmosfera. De acordo com Andrade, a chuva é o principal mecanismo para se remover estas partículas do ar. Por isso, em março de 2019, um mês muito chuvoso, também foi registrada uma grande queda nos índices de poluição na capital.

Em 2020, que teve o mês de março mais seco em décadas, a quarentena foi o principal fator que influenciou na queda ocorrida, já que as condições meteorológicas das semanas analisadas foram muito parecidas. "Era até para estar acumulando mais concentração de poluentes, porém houve uma queda considerável, sobretudo nos poluentes associados aos combustíveis", diz a pesquisadora.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas