Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Polícia Federal instaura inquérito para apurar incêndio em hospital do Rio

Corporação afirmou que deslocou uma equipe de agentes para o local e que já realiza a perícia criminal na unidade pública de saúde

A Polícia Federal informou, nesta terça-feira (27/10), ter instaurado inquérito para investigar as causas do incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), no Rio de Janeiro.

Em nota, a corporação afirmou que deslocou uma equipe de agentes para o local e que já realiza a perícia criminal na unidade pública de saúde. A PF não informou quando sairá o resultado das investigações.

Leia também

O HFB não possui certificação do Corpo de Bombeiros. Além disso, vistoria realizada no ano passado identificou falhas graves no sistema de prevenção e combate a chamas.

Uma mulher de 42 anos morreu ao ser transferida durante o incêndio que atingiu a unidade de saúde, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. A vítima estava internada em estado gravíssimo no setor para tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Poucas horas depois, foi confirmado um segundo óbito: trata-se de uma idosa de 83 anos. A vítima também estava internada após contrair Covid-19.

De acordo com o jornal, o alerta foi dado por técnicos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) após a equipe identificar superaquecimento em dois transformadores da subestação principal do hospital, que chegou a atingir 148,6 °C.

Reunião

Monteiro, que assumiu o comando-geral da operação há um mês, disse que procurou marcar uma reunião geral com o Ministério da Saúde, que administra o HFB, e secretários estaduais para interditar a unidade, mas considerou ser praticamente impossível por causa da Covid-19.

"A determinação minha foi para que o diretor-geral de serviços técnicos entrasse em contato com os hospitais e fizesse essa grande reunião. Então, nós já estamos fazendo isso. E não é só o Hospital de Bonsucesso que tem problemas, outros hospitais também", frisou.

Ao Metrópoles, o Ministério da Saúde informou que lamenta profundamente a perda de vidas durante a transferência do HFB. "A pasta acompanha o trabalho das equipes de resgate para garantir a segurança dos pacientes e profissionais que estavam presentes no local", assinalou.

O que diz o Ministério da Saúde?

Em nota, o Ministério da Saúde lamentou a morte dos pacientes do hospital. Segundo a pasta, "a prioridade total neste momento é zelar pela vida das pessoas e controlar a situação".

"A pasta acompanha de perto o trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros para sanar o incêndio e garantir a segurança dos profissionais de saúde que atuam no atendimento às vítimas, seus familiares e aos moradores próximos à região", acrescentou.

A Saúde disse desconhecer as causas do incêndio e que a unidade de saúde "já tinha um diagnóstico prévio sobre a situação estrutural do complexo hospitalar, inclusive de toda a rede elétrica".

"É importante ressaltar que a pasta tomará as devidas providências para garantir a segurança de todos os funcionários e pacientes. Não serão medidos esforços para apoiar o Hospital e retomar as atividades o mais breve possível", finalizou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas