Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Pesquisa sobre 2022: Bolsonaro lidera, com 36%, e tem Huck como maior ameaça

O levantamento realizado entre os dias 21 e 23 de dezembro pelo PoderData simula cenários para as próximas eleições presidenciais

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) venceria as eleições presidenciais de 2022 em todos os cenários se ela fosse realizada hoje. A conclusão é do PoderData, e se baseia em pesquisa realizada entre os dias 21 e 23 de dezembro.

Na simulação com 10 candidatos no primeiro turno, o presidente ficaria em um distante primeiro lugar, com 36% das intenções de voto. Em seguida, vem o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), com 13%. Os dois disputaram o segundo turno da eleição de 2018.

Leia também

Também estão na lista de nomes colocados como postulantes no primeiro turno o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), que ficou com 10% das intenções de voto; o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 9%; e o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro Sergio Moro, com 7%.

Completam os nomes pesquisados pelo PoderData o candidato derrotado neste ano para a prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSol) (5%); o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%; o empresário e ex-presidente do Partido Novo João Amoedo (3%); o governador do Maranhão, Flavio Dino (PC do B), com 1%; e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 1%.

Alguns desses nomes foram comparados com o do presidente Bolsonaro em um eventual segundo turno. O melhor desempenho é de Huck, que ficaria com 38% das intenções, contra 44% de Bolsonaro. Já Moro teria 36% contra 43% do atual presidente. Ciro Gomes e Fernando Haddad teriam desempenho semelhante, com 35% dos votos. A diferença é que contra o petista Bolsonaro receberia, segundo a sondagem, 48% dos votos, e contra Gomes, 44%.

Contra Boulos Bolsonaro teria 46% dos votos, enquanto o candidato do PSOL receberia 34%. O pior desempenho é de Doria, que ficaria com 31% dos votos, 15 pontos percentuais a menos do que os 46% de Bolsonaro.

A pesquisa entrevistou 2,5 mil pessoas por telefone em 470 municípios de todas as Unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas