Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Panorama da ciência no Brasil é 'assustador e ameaçador', diz cientista

Embora a publicação de artigos científicos do Brasil tenha tido um salto de quase 70% em uma década, a escassez de recursos e cortes ameaçam avanço

O panorama da ciência no Brasil é "assustador, ameaçador e pode se tornar irreversível", afirma a biomédica e pesquisadora Helena Nader,que recebe nesta terça-feira (11), Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, o prêmio "Carolina Bori Ciência & Mulher", da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Aos 72 anos, ela é uma "ferrenha" defensora da ciência e da educação brasileiras. Nader vivenciou, ao longo de décadas, as melhorias e investimentos que foram feitos na área, mas que, no último ano, passa pela escassez de recursos e corte de bolsas de pesquisa.

Leia também

Dados da National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, mostram o avanço da ciência no país. Em uma década, o Brasil teve um salto de 69,4% no número de artigos científicos publicados. Em 2008, eram 35.490 publicações. Os dados mais recentes, de 2018, apontam 60.148 artigos publicados. De acordo com a NSF, o Brasil é o 11º no ranking de publicações científicas, à frente do Canadá, Espanha, Austrália e Irã.

Indícios de retrocessos

Embora o orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia tenha tido um leve aumento de 6,2% em 2020, se comparado ao ano anterior, os recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sofreram redução de 30% e a taxa de fomento a pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - usada para compra de insumos e equipamentos - teve corte de 80%, afirma Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC.

Um levantamento da entidade aponta que, até outubro de 2019, o Brasil perdeu 17.892 bolsas de estudos devido ao contingenciamento de recursos na área.

Em comparação com outros países, o Brasil investe cerca de 1% em pesquisa e desenvolvimento, metade do percentual médio dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

"Montar esta estrutura levou décadas e, para desmontar, leva-se dias", afirma. "Perdi 5 pessoas que formei e que estavam bem colocadas na ciência do Brasil, mas que foram embora para liderar grupos de pesquisa e outros países", afirma Helena Nader, biomédica e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A situação se repete, diz ela, entre outros colegas, em um movimento conhecido como "fuga de cérebros".

A consequência da falta de investimentos, diz Nader, é que o país vai perder em produtividade e relevância e ficará dependente da produção de outros países que farão a tecnologia que o Brasil pode vir a precisar.

Isso pode refletir nas respostas a crises nacionais, como a da Zika em 2015. "Quem descobriu tudo do vírus? Cientistas brasileiros: Fiocruz, universidades, houve uma articulação e rapidamente se deu uma resposta", afirma.

Mulheres na ciência

Enquanto a ciência brasileira luta para sobreviver, as mulheres na ciência enfrentam o desafio adicional de se fazerem representadas.

Alice Rangel de Paiva Abreu, que recebe nesta terça a menção honrosa no prêmio "Carolina Bori Ciência & Mulher", da SBPC, defende mudanças estruturais na ciência para dar mais espaço às mulheres. Segundo ela, antes lutava-se para ter mais mulheres na ciência. Agora, é preciso mudar os processos para evitar distorções.

"Faltam mudanças estruturais no processo de produção do conhecimento científico: não é só a entrada, são as normas, e as formas de comportamento. A progressão [de carreira] vem embutida de preconceitos enormes, tanto é que tem muitos países que já estão tentando implementar processos que teoricamente poderiam ser processos cegos onde você não vê quem é o autor do estudo [que concorre a uma bolsa ou financiamento]", afirma.

Abreu afirma que o gargalo se concentra nas bolsas de alto nível de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dada a pesquisadores com mais de 10 anos de doutorado. "Há mais de 15 anos as mulheres não conseguem passar de 30 ou 35% do total destas bolsas", afirma.

Nader reforça o coro do grupo que defende parâmetros diferentes na avaliação do currículo de cientistas que se tornaram mães, como por exemplo, não considerar o afastamento após o parto como um período de queda de produção científica. "Não é justo comparar um homem fazendo ciência o tempo todo com uma mulher que teve filho e está amamentando", defende.

Prêmio 'Carolina Bori Ciência & Mulher'

A SBPC fará a entrega do 1º prêmio "Carolina Bori Ciência & Mulher" nesta terça, em São Paulo.

Helena Nader é a grande vencedora. Alice Rangel de Paiva Abreu receberá a menção honrosa. As duas foram reconhecidas pela produção científica de peso e pela atuação em busca de políticas públicas de fomento à ciência.

De acordo com a SBPC, o prêmio é uma homenagem às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas. Serão duas categorias, que vão se alterar anualmente: "Mulheres Cientistas" e "Meninas na Ciência".

O prêmio leva o nome de Carolina Martuscelli Bori, primeira presidente mulher da SBPC.

O evento de premiação é aberto ao público e gratuito.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas