Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Nunes afirma que avenida Paulista voltará a ter festa de Réveillon

A festa foi cancelada nas viradas para 2021 e para 2022 por causa do novo coronavírus

A festa de Réveillon na avenida Paulista, na região central de São Paulo, voltará a ser realizada nesta virada de ano, conforme afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) à Folha de S.Paulo, na tarde desta segunda-feira (28).


Segundo Nunes, a Secretaria Municipal da Cultura está fechando a programação, que deverá ser divulgada em breve.

Leia também


A festa foi cancelada nas viradas para 2021 e para 2022 por causa do novo coronavírus.


No ano passado, o prefeito chegou a anunciar que a cidade voltaria a ter a tradicional celebração de Ano-Novo na Paulista, mas a organização do evento acabou cancelada após recomendação da Divisão de Vigilância Sanitária devido ao surgimento da variante ômicron do novo coronavírus, que resultou na superlotação de unidades de saúde e hospitais.


Na última quinta (24), em uma decisão conjunta com o governo estadual, a prefeitura anunciou a volta da obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público.


A decisão foi motivada pela nova alta de casos e hospitalizações. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em 15 dias houve a ocupação de 100% nas unidades de terapia intensiva e de 120% nas de enfermaria de pacientes com Covid na rede estadual, principalmente em decorrência da circulação de subvariantes da ômicron.


"A Vigilância Sanitária não colocou, por enquanto, impeditivo", disse o prefeito ao ser questionado sobre a nova onda de Covid-19 que levou à volta das máscaras no transporte. "Estamos monitorando [casos e internações] diariamente e com avaliações semanais", afirmou.


Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, na última sexta (25), a média móvel de casos de Covid em sete dias era de 817 infectados. Só no dia 7, foram 2.226 casos, maior número deste mês.


A transmissão do vírus voltou a crescer na cidade, o que também foi decisivo para a retomada da máscara no transporte público, com base em análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde.


De acordo a plataforma SP Covid-19 Info Tracker, criada por pesquisadores da USP e da Unesp (Universidade Estadual Paulista), a projeção para RT (ritmo de contágio) na capital nesta segunda era de 1,35. Há um mês, em 28 de outubro, a taxa era de 0,93.


O Rt mostra para quantas pessoas um paciente infectado transmite o novo coronavírus, ou seja, um índice de 1,35 quer dizer que cada cem contaminados transmitem a doença para outras 135.


No início do deste ano, por causa da alta de pacientes com o novo coronavírus, a prefeitura teve de adiar o Carnaval de fevereiro para abril.
Em entrevista à Folha de S.Paulo na semana passada, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que a sequência de festas com Copa do Mundo, Natal e Réveillon são cenários favoráveis à alta de Covid.


"Temos cenários que favorecem a perpetuação do vírus e criar obrigatoriedade em outros espaços não será algo acatado pela população, provocará mais desgaste", afirmou, sobre uma suposta volta das máscaras em outros ambientes, como no comércio.


"Portanto, é fundamental a consciência das pessoas de forma individual. São elas que vão se proteger, tanto a si, quanto aos seus familiares e àqueles que estão em seus ambientes de trabalho. Muitas pessoas perderam a sensação do risco, acham que já estão protegidas."


Gorinchteyn também alertou para vacinação em baixa. Segundo ele, 10 milhões de pessoas -incluindo crianças- tomaram apenas uma dose da vacina contra a Covid em São Paulo. O secretário apontou ainda que 7 milhões poderiam ter recebido a terceira dose e não apareceram nos postos de saúde e que 50% das crianças não estão devidamente imunizadas.


A última festa de Ano-Novo na Paulista foi na virada para 2020. O Réveillon teve como atrações Lulu Santos, Bimbo e Jhonas, Anavitória, DJ Leandro Pardi, Marcos e Belutti, Chiclete com Banana e a escola de samba Rosas de Ouro, que encerrou a noite.


De acordo com a prefeitura na época, um púbico rotativo de 2,2 milhões de pessoas esteve na avenida. O Réveillon movimentou quase R$ 650 milhões na economia da cidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas