Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Morre o arquiteto Ruy Ohtake, que projetou o Hotel Unique e 'redondinhos' de Heliópolis, em SP

Filho da artista plástica Tomie Ohtake morreu aos 83 anos. Ele também foi autor dos projetos do Parque Ecológico do Tietê e do Expresso Tiradentes

O arquiteto Ruy Ohtake morreu neste sábado (27), aos 83 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ruy era filho da artista plástica japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake.

Com formas geométricas bem definidas e cores marcantes, suas obras são reconhecidas de longe pela capital – com destaque para o Hotel Unique, o Instituto Tomie Ohtake e o Edifício Santa Catarina.

Outra das obras de destaque assinadas por Ruy Ohtake é o projeto do conjunto habitacional em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, chamado de “redondinhos”.

São 19 edifícios residenciais cilíndricos – por isso o nome “redondinhos” – com fachadas coloridas.

As obras de Ruy podem ser encontradas em todo o mundo. É dele, por exemplo, a Embaixada Brasileira em Tóquio e o premiado Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.

Movido pela inovação, Ruy era um dos nomes mais influentes da arquitetura brasileira contemporânea. O arquiteto deixou sua marca pela capital de SP.

Paulistano, ele se formou pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU), em 1960.

Ruy também deu aulas na Faculdade de Arquitetura do Mackenzie, e na Universidade Católica de Santos – onde recebeu o título de Professor Emérito em 2007.