Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Menino de 2 anos chama atenção ao aprender a ler e escrever: 'Conversa, repetição e paciência', diz mãe

Noah Henrique Baioco mora com os pais em Potirendaba, interior de São Paulo. Ele nunca frequentou a escola ou teve professor, segundo a família

O pequeno Noah Henrique Baioco tem apenas 2 anos e 9 meses de idade, mas coleciona habilidades que impressionam e chamam atenção, principalmente porque nunca teve professor. O menino sabe o alfabeto em português e em inglês, consegue ler e escrever, e também conta de 1 a 20 nos dois idiomas.

Moradora de Potirendaba (SP), a publicitária Edjane Maria da Silva Baioco, de 28 anos, conta que o filho começou a receber estímulos e a se interessar por programas educativos quando tinha 3 meses.

Leia também

“O Noah passou a reagir muito bem. Ele começou a contar de 1 a 5 quando tinha 9 meses, e aprendeu o alfabeto com 1 ano e 5 meses. O Noah também começou a escrever as letras com a mesma idade. Logo depois, passou a ler, porque juntava todas as palavras. Ele lê e escreve atualmente”, explica a publicitária, que mora com marido, Leonardo Emídio Baioco.

Edjane trabalha em casa e convive bastante tempo com o filho, fator que fez com que Noah desenvolvesse as habilidades com mais rapidez e facilidade.

“Pego na mão e repito 10 vezes se for necessário. O Noah aprendeu brincando e divertindo. Ele tem brinquedos normais, mas não gosta muito, porque prefere alfabetos, livros e jogos de encaixe”, afirma Edjane.

A publicitária relata que não ficou muito surpresa com a evolução e aprendizagem do filho, porque também começou a ler e a escrever cedo.

“Meu marido é muito inteligente na área de exatas. Ele também ensina o Noah. Continuo ficando boba com as descobertas do nosso filho, mas não posso mentir e dizer que fiquei surpresa”, conta.

Noah nunca frequentou a escola ou teve professor, mas desenvolveu as habilidades porque foi estimulado e incentivado desde cedo por Edjane e Leonardo.

“Recebo críticas de alguns pais, dizendo que o Noah deveria estar brincando, e não aprendendo tudo isso. Porém, meu filho se interessa e gosta. Infelizmente, muitos pais deixam as crianças na frente das telas, achando que haverá algum aprendizado. Mas não é bem assim. É necessário conversa, repetição e paciência”, explica a publicitária.

Além de ler e escrever, o menino sabe as cores em inglês e português, reconhece as cédulas de dinheiro, consegue soletrar e contar de trás para frente, e também identifica diversas formas geométricas.

“O Noah aprendeu inglês sozinho, vendo vídeos na internet, porque sou péssima. Meu marido tem bem mais conhecimento e consegue ensinar inglês. Nós ficamos felizes com a evolução do nosso filho. Estamos pensando em colocá-lo na escola", diz Edjana.

Estímulo em casa

A psicopedagoga Claudine Dacal Rodrigues explica que as crianças costumam demonstrar interesse em aprender o alfabeto por volta dos 4 anos de idade. Porém, algumas desenvolvem as habilidades mais cedo ou mais tarde.

"Ou a criança nasceu com uma superdotação ou foi muito estimulada dentro de casa. Ela, provavelmente, conseguiu assimilar com muita facilidade tudo aquilo que recebeu de estímulo", disse Claudine.

Para a psicopedagoga, é fundamental que os pais estimulem e incentivem os filhos desde cedo, porque a resposta costuma ser mais positiva.

“Nós vivemos em uma sociedade de consumo, então os pais estão se ausentando da vida dos filhos. Eles acabam terceirizando a educação. Quando os pais ficam em casa, há uma interferência com a criança. Porém, existem as crianças que você estimula, mas não há um retorno", explicou Claudine.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas