Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Ex-ministro Marcos Pontes (PL) é eleito senador por São Paulo

Pontes foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações no governo de Bolsonaro, entre 2019 a 2022

Marcos Pontes (PL) foi eleito senador por São Paulo nas Eleições de 2022. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o resultado na noite deste domingo (2).

O político, que usa o apelido de astronauta, se candidatou ao Senado com apoio do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e do concorrente ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Pontes foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações no governo de Bolsonaro, entre 2019 a 2022. O político do PL já foi filiado a outros partidos como DEM e PSB, PSL.

Astronauta

O novo senador é tenente-coronel da reserva da Força Aérea Brasileira e já foi aviador e piloto de caça. Até hoje, o militar mantém o posto de único astronauta brasileiro a ter ido para o espaço.Ele se formou engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e tem mestrado em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School (EUA). Marcos Pontes tem 59 anos e nasceu em Bauru, no interior do estado paulista.

Eleição 2022

Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno