Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Mais de 3 mil peixes morrem em lago de SC; frio é a principal hipótese

Tilápias não sobrevivem abaixo de 14ºC, informou engenheiro agrônomo. Prefeitura de Dionísio Cerqueira também apura se houve despejo irregular

Mais de 3 mil peixes foram retirados mortos de um lago no Parque Turístico Ambiental, em Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense, na manhã desta quinta-feira (23). Conforme a prefeitura da cidade, a suspeita é de que os animais tenham morrido em razão da baixa temperatura da água. Analises laboratoriais sobre a causa da morte devem ficar prontas em 8 dias.

Segundo o engenheiro agrônomo da prefeitura Cleiton Rodrigo Doss, os peixes mortos representam cerca de 10% dos animais do lago. "A maioria era tilápia. Quando a temperatura da água chega perto dos 14°C, ela morre, seja pela falta de oxigênio ou condições que propiciam a formação de fungos e bactérias", disse Doss.

Leia também

Conforme o Doss, esses peixes não são típicos da região, e têm como habitat natural regiões tropicais. Na manhã desta quinta, o lago estava com temperatura de 12ºC, conforme o agrônomo. A prefeitura diz que a espécie foi colocada no local por moradores e turistas, e se reproduziu.

Apesar de as condições climáticas serem a principal hipótese para a a mortandade dos peixes, a prefeitura também investiga se houve despejo irregular de esgoto, agrotóxico ou produtos químicos. "O lago fica na divisa com a Argentina, somente após a análise laboratorial será possivel identificar se houve algum despejo", disse Doss.

Um laudo do caso também foi encaminhado para verificação da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas