Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Mais da metade dos deputados é a favor da fusão de impostos

Levantamento exclusivo mostra que 54% são favoráveis a reunir PIS/COFINS, ICMS e outros impostos, enquanto 8% são contra. Outros 35% não responderam ao questionário proposto pelo g1

Mais da metade dos 513 deputados federais eleitos que tomaram posse em 2023 se dizem a favor de uma fusão de impostos, que reúna PIS/COFINS, ICMS, entre outros, mostra um levantamento realizado pelo g1:

Favoráveis à fusão de impostos: 277 (54%)

Leia também

Contrários à fusão de impostos: 42 (8%)

Não quiseram responder a essa pergunta: 13 (3%)

Não responderam ao questionário: 181 (35%)

Fusão de impostos

Tema de campanha presidencial em 2022, a reforma tributária é debatida há décadas pelos atores político em Brasília, mas ainda não avançou. Parte das propostas envolve a criação de um imposto único, que reuniria outros tributos, como PIS/COFINS e ICMS.

O tema é considerado prioritário pelo governo atual para aproximar as regras brasileiras do resto do mundo e reformar um sistema que é tido como caótico por empresários e investidores. Há propostas sobre o tema já em discussão no Congresso.

2019 x 2023

Em 2018, o g1 fez um questionamento semelhante aos deputados que tomaram posse na Câmara em 2019. A pergunta feita foi: "É a favor da adoção do IVA (Imposto sobre Valor Agregado)?". O IVA foi citado em programas de governo de ao mesmo cinco presidenciáveis nas eleições de 2018. Ele é adotado em diversos países do mundo e unifica tributos federais, estaduais e municipais para evitar a tributação em cascata.

Já em 2023, a pergunta feita foi mais ampla, mas também tratava da criação de um imposto único, como o IVA: "É a favor da criação de um imposto único, que reúna PIS/COFINS, ICMS, entre outros atualmente existentes?".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas