Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Maia sobre exigência de Bolsonaro por voto impresso: 'Ataque gravíssimo'

Presidente diz que os incidentes ocorridos nos Estados Unidos podem se repetir no Brasil por "fraude eleitoral"

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou, nesta quinta-feira (7/1), a declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que os incidentes que ocorreram nos Estados Unidos, nessa quarta-feira (6/1), poderiam acontecer no Brasil em 2022.

"A frase do presidente Bolsonaro é um ataque direto e gravíssimo ao TSE e seus juízes. Os partidos políticos deveriam acionar a Justiça para que o presidente se explique. Bolsonaro consegue superar os delírios e os devaneios de Trump", afirmou Maia.

Leia também

Nesta quinta-feira (7/1), a apoiadores, o presidente endossou a tese de Donald Trump de que houve fraude nas eleições nos EUA. O resultado deu vitória ao democrata Joe Biden e culminou na invasão do Congresso norte-americano nessa quarta-feira (6/1), com a morte de quatro pessoas.

Segundo Bolsonaro, que é aliado de Trump, a crise observada nos EUA ocorre devido à falta de confiança da população no voto. O chefe do Executivo nacional também afirmou que contestações sobre o resultado eleitoral poderão ser observadas no Brasil nas eleições de 2022.

"Se nós não tivermos o voto impresso em 22, uma maneira de auditar o voto, nós vamos ter problema pior que os Estados Unidos", afirmou.

Na manhã desta quinta-feira, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Roberto Barroso, disse, em nota, que "lida com fatos e provas, que devem ser apresentadas pela via própria. Eventuais provas, se apresentadas, serão examinadas com toda a seriedade pelo tribunal."

Durante as eleições municipais, Barroso já havia ironizado Bolsonaro, ao responder uma crítica do presidente: "O Brasil é tão singular que até quem ganha, reclama".

Ação

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e os líderes das bancadas do partido na Câmara, deputado Enio Verri (PR), e no Senado, senador Rogério Carvalho (SE), protocolaram, nesta quinta-feira, duas representações contra Bolsonaro, no TSE e na Procuradoria-Geral da República (PGR), por causa de acusações sem provas ao sistema eleitoral brasileiro e por ameaças à democracia do país.

As ações dos petistas pedem responsabilização penal e civil de Bolsonaro, por improbidade administrativa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas