Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Macapá é a única capital estadual que não vai ter eleição neste domingo (15)

Eleições foram adiadas para dezembro por causa da falta de luz e de segurança

Neste domingo (15), Macapá vai ser a única das capitais estaduais a não ter eleição. Há 12 dias, a população sofre com problemas no fornecimento de energia. Nas outras 15 cidades do Amapá, a votação está mantida.

224.384 eleitores, 44% do total do estado, estão aptos a irem às urnas neste domingo (15). As eleições em Macapá foram adiadas para dezembro por causa da falta de luz e de segurança. A companhia de eletricidade do estado afirmou que vai fornecer 100% da energia nos outros 12 municípios atingidos pelo apagão para garantir a votação deste domingo. Mas para isso, a distribuição em Macapá vai ser reduzida para 50%.

Leia também

Em Santana, segundo maior município do estado, as escolas estão preparadas para receber os eleitores, e a segurança foi reforçada.

Os candidatos à prefeitura de Macapá assinaram uma petição entregue sábado à tarde ao TRE do Amapá pedindo uma revisão nas datas definidas para as eleições no Macapá. O TRE decidiu pelos dias 13 e 27 de dezembro. Na petição, os candidatos reivindicam a antecipação dessas datas para os dias 29 de novembro e 13 de dezembro.

A redução para 50% da energia destinada a Macapá gera ainda mais preocupação para quem já sofre há 12 dias com problemas de abastecimento.

A empresa LMTE, linhas de Macapá transmissora de energia, está trazendo um transformador desmontado do sul do estado para a subestação que pegou fogo em Macapá. O equipamento deve começar a ser montado no começo da semana que vem. O trabalho deve durar mais 12 dias. Quando o transformador estiver pronto para funcionar, a subestação vai voltar a ter a capacidade que tinha antes do incêndio.

Em outra frente, a Eletronorte está montando usinas térmicas de geração em duas subestações de Macapá e Santana para ajudar a restabelecer a energia no estado. A previsão é que os equipamentos devam entrar em operação até quarta-feira.

Na segunda-feira, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o problema estaria 100% resolvido até no máximo esta sexta (13). Neste sábado (14), o ministério ressaltou a complexidade da operação. Declarou que está fazendo todos os esforços para recompor o fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores do Amapá, o mais rápido possível.

Afirmou ainda que unidades geradores devem chegar ao estado até segunda-feira (16) e que as usinas devem começar a funcionar ao longo da próxima semana. O Palácio do Planalto não comentou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas