Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Lei que permite mulheres 'pegarem' ônibus fora do ponto é sancionada

Prefeitura de Itapetininga (SP) publicou autorização no Semanário Oficial. Norma é válida depois das 21h e busca evitar estupros e assaltos

A lei que permite mulheres entrarem e saírem de ônibus circulares fora dos pontos depois das 21h foi sancionada pela Prefeitura de Itapetininga (SP). O órgão publicou a autorização no Semanário Oficial nesta sexta-feira (17). A norma tem como objetivo evitar estupros e assaltos e já havia sido aprovada pela Câmara em 30 de maio.

O projeto de lei foi criado pelo vereador Milton Nery Neto (PROS), que alegou ser necessária a medida devido à vulnerabilidade das mulheres após este horário.

Leia também

Ainda de acordo com Neto, o objetivo era permitir que as usuárias saíssem dos ônibus mais próximas do destino, o que diminuiria os riscos de sofrerem algum tipo de violência, como assaltos e estupros, por exemplo.

Segundo a advogada Luciana Villar, que defendeu a proposta durante a sessão do Legislativo no fim do mês passado, a lei contribuiria com a maior seguridade das usuárias do transporte público no município. "Tendo em vista a segurança, as ruas com pouca iluminação e pouco policiamento, é um princípio básico de proteção para as mulheres da nossa cidade", afirmou.

Em nota, a empresa de ônibus Rosa informou que tomou ciência da promulgação da Lei nº 6.133/16 no dia 17 de junho. Segundo ela, a lei poderá causar confusão entre os usuários, inclusive aumentando  o tempo de viagem.

Segundo a empresa, a aplicação da lei poderá ter até efeito negativo sobre a segurança dos usuários e dos funcionários, uma vez que, na hipótese de criminosos contarem com mulher ou idoso entre os comparsas, o motorista poderá ser enganado para parar em local sem iluminação e segurança. Ainda segundo a nota, a empresa alega que ficará no aguardo da regulamentação prevista no art. 4º da Lei 6.133/16, para aplicação da mesma.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas