Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Justiça determina que Facebook e Twitter deletem postagens ofensivas à Marielle

Em caso de descumprimento, multa pode chegar a R$ 500 mil por dia. Decisão acolheu parcialmente pedido da família de Marielle.

Uma decisão desta segunda-feira (17) da 49ª Vara Cível do Rio de Janeiro determinou que posts ofensivos contra a vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros em março de 2018 no Centro do Rio, sejam apagados do Twitter e do Facebook em 24 horas.

Caso as empresas não respeitem a decisão da juíza Renata Gomes Casanova, a pena pode chegar a R$ 500 mil por dia. A ação foi parcialmente favorável a um pedido da família de Marielle.

Leia também

Em várias postagens, foram encontradas montagens com usuários segurando a cabeça da vereadora.

"Tais manifestações revelam escarnecimento com o assassinato de um ser humano e constituem agressão à dor da família, em ato de verdadeiro bullying virtual", escreveu a magistrada na decisão liminar ? provisória.

Procurado, o Twitter afirmou que não vai comentar o caso. O Facebook disse no início da tarde que não havia sido notificado, mas reforçou que cumpre as decisões judiciais de acordo com a legislação.

Não é a primeira vez que a família de Marielle busca evitar postagens ofensivas contra a memória da vereadora.

Em 2018, a Justiça determinou que o Facebook retirasse do ar ataques contra Marielle. A rede social afirmou que iria cumprir a decisão judicial.

Em agosto deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão que obriga o Google a entregar dados para investigação do crime contra Marielle e o motorista Anderson Gomes.

Em abril do ano passado, a Justiça do Rio de Janeiro autorizou a quebra de sigilo de quem pesquisou na internet sobre Marielle e outras expressões associadas à parlamentar dias antes do assassinato dela e do motorista Anderson Gomes.

Os ministros do STJ consideraram que entrega dos dados não põe em risco segurança e privacidade dos usuários e apontaram que o Google já faz uso comercial dessas informações.

Os dois acusados de serem os executores ? o sargento reformado da Polícia Militar Ronnie Lessa e o ex-soldado da corporação Élcio Queiroz ? estão presos desde março de 2019.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas