Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Jovem músico faz 'vaquinha' para estudar em universidade nos Estados Unidos

Wendell da Rosa, de 20 anos, ganhou uma bolsa para um curso intensivo, mas arrecada fundos para custear as demais despesas da viagem

Para realizar um sonho, Wendell da Rosa busca ajuda. O estudante de música foi o vencedor do Festival de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria, e como prêmio recebeu uma bolsa de intercâmbio na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.

O prêmio, porém, não cobre todas as despesas. A solução foi sugerida por seu professor, Alexandre Ritter: abrir uma campanha de arrecadamento na internet para conseguir custear os gastos extras.

Leia também

"Quando ganhei a bolsa, fiquei muito feliz, muito emocionado. Mas, por outro lado, fiquei triste por perceber que não tenho condições financeiras", declara Wendell.

Aos 20 anos, o músico cursa o quarto semestre do Bacharelado em Música da UFRGS, trabalha na própria universidade como bolsista, para juntar dinheiro, e mora com os pais e o irmão em Esteio, Região Metropolitana de Porto Alegre.

A bolsa garante a vaga de Wendell na universidade, mas gastos extras ficam sob sua responsabilidade: passagem, estadia, alimentação, documentos. A estimativa total é de R$ 15 mil, que precisam ser levantados até o dia 15 de janeiro, quando começam as aulas do curso.

Se conseguir, o estudante partirá para um período de dois meses na cidade americana de Athens, estado da Georgia, em que o jovem músico aprofundará seus conhecimentos no contrabaixo acústico com o professor uruguaio Milton Masciadri, um dos mais reconhecidos contrabaixistas do mundo.

"O pai dele foi professor da Ospa, que iniciou o meu professor no instrumento", comenta Wendell. "Para mim, é uma grande honra ter a oportunidade de aprender". Além das aulas, ainda está previsto um recital apresentado pelo estudante na própria universidade.

Pouco mais de R$ 1,1 mil reais já foram doados. Para ajudar na divulgação, Wendell fez um recital no Salão de Atos da UFRGS e outro na Casa da Música em Porto Alegre. Também utiliza as redes sociais e o e-mail para sensibilizar os doadores. "Fico muito feliz. Não esperava, mas, felizmente, muitas pessoas conhecidas compartilharam e têm se mostrado interessadas em me ajudar", conta.

Música por influência do pai

A vocação pela música começou quando Wendell tinha cerca de 14 anos, por influência do pai, que é guitarrista por hobby. "Sempre observei ele tocar. Um dia pedi que ele me ensinasse. A partir daí, a música entrou na minha vida", afirma ele.

Quando ingressou em um projeto social para músicos adolescentes de Esteio, Wendell começou a tocar o contrabaixo elétrico. Entrou em contato com a música erudita, e a partir daí decidiu: mais do que diversão, a música seria a sua profissão.

Wendell estudou no conservatório da Ospa e fez parte da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, onde conquistou uma bolsa para curso pré-vestibular. O próximo passo era claro: cursar Música.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas