Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Jornalista Luiz Gonzaga Motta morre aos 80 anos em Brasília

Professor aposentado da UnB foi vítima de um mal súbito

O jornalista Luiz Gonzaga Figueiredo Motta, de 80 anos, morreu nesta sexta-feira (9), em Brasília, vítima de um mal subido. Ele era professor aposentado da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB) e deixa filhos e netos.

Baga, como também era conhecido, foi secretário de Comunicação da UnB e criou a revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da instituição. Ele foi ainda um dos idealizadores do jornal-laboratório da FAC, o Campus, há 53 anos.

Leia também

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1968, Motta ingressou como docente na UnB em 1969. Sua primeira passagem durou doze anos. Em 1982, pediu demissão “por incompatibilidade administrativa e política absoluta” com o reitor nomeado pela ditadura militar. Retornou em 1985, na gestão do reitor Cristovam Buarque.

Além da atuação acadêmica, Luiz Gonzaga Motta ocupou diversos cargos de gestão, dentro e fora da universidade. Entre eles, foi secretário Nacional de Cultura e secretário de Comunicação do Distrito Federal.

Em 2022, Motta foi homenageado no lançamento da edição nº 27 da revista Darcy, que celebrou os 60 anos da Universidade de Brasília, entre outros personagens históricos da publicação.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas