Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Investigada, Backer segue sem operação e demite 150 pessoas

Polícia Civil apura se 34 casos de intoxicação por dietilenoglicol, sendo seis mortes, têm relação com o consumo da cerveja Belorizontina

A Cervejaria Backer informou, nesta quinta-feira (13), que demitiu 150 pessoas. Segundo a empresa, entre elas estão funcionários diretos e prestadores de serviços terceirizados.

A Polícia Civil investiga 34 casos de intoxicação que podem estar ligados ao consumo de cervejas da Backer. Seis pessoas morreram.

A substância tóxica dietilenoglicol foi encontrada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em cervejas da marca, em tanques e na água da fábrica em Belo Horizonte, que está interditada. A Backer sempre negou usar o dietilenoglicol no processo de fabricação, mas afirma usar o monoetilenoglicol.

Até o início das investigação, a Backer tinha cerca de 650 funcionários diretos e indiretos. Por causa da interdição da fábrica por parte do Ministério da Agricultura, todos foram mandados para casa. Não há previsão de retomada dos trabalhos.

Resumo:

Uma força-tarefa da polícia investiga 34 notificações de pessoas contaminadas após consumir cerveja (seis delas morreram);

O Ministério da Agricultura identificou 41 lotes de cerveja da Backer contaminados com dietileglicol, um anticongelante tóxico;

A Backer nega usar o dietilenoglicol na fabricação da cerveja;

A cervejaria foi interditada, precisou fazer recall e interromper as vendas de todos os lotes produzidos desde outubro;

Diretora da cervejaria disse que não sabe o que está acontecendo e pediu que clientes não consumam a cerveja.

Pioneira da cerveja artesanal em MG

A Backer foi fundada pelos irmãos Lebbos em 1999 e é uma das pioneiras do mercado de cerveja artesanal em Minas Gerais. O setor cresceu desde a fundação da empresa. Hoje, 78 microcervejarias são filiadas ao SindiBebidas.

A Backer começou com produção de chopp, que era vendido na boate e casa de shows Três Lobos, localizada na Avenida Raja Gabaglia, na Região Centro-Sul da capital mineira. Em 2005 a fábrica de cervejas artesanais foi inaugurada.

"Em 2018, fizemos vários investimentos em planta física, equipamentos e contratações, com intuito de dobrar a nossa produção. Passamos sim dificuldades com a retração do mercado, aumento do dólar, crise na indústria do vidro e aumento do nosso principal insumo, o malte, no começo de 2019, mas já estamos vendo melhora e aquecimento em nosso setor", disse na época a diretora de marketing da empresa, Paula Lebbos.

Além de cervejas, a Backer começou a produzir gin e uísque.

Tags