Instagram põe alerta de notícia falsa em nova postagem de Regina Duarte

Essa é a segunda vez que o aviso aparece em postagens da ex-secretária da cultura

Na tarde de hoje, o Instagram colocou um aviso de notícia falsa em uma publicação feita pela atriz e ex-secretária da Cultura no governo de Jair Bolsonaro (sem partido), Regina Duarte.
Esta é a segunda vez que a rede social insere um aviso do tipo em uma postagem da artista. A primeira vez aconteceu em abril, quando ela compartilhou informações sobre o uso da cloroquina no combate ao novo coronavírus. A plataforma faz uso de agências independentes de checagem de fatos para realizar as indicações quando necessário. 
Dessa vez, ela recebeu o aviso por conta de uma imagem faz afirmações sobre pandemias: segundo a postagem, problemas como esse acontecem a cada cem anos. Ela usou dados distorcidos e imprecisos sobre crises sanitárias do passado, como cólera, gripe espanhola e a mais recente, de covid-19.
A publicação, que recebeu cerca de 1000 comentários em pouco mais de cinco horas no ar, recebeu a taxa de notícia falsa porque, de acordo com a verificação usada pelo Instagram, as pandemias não seguem um padrão exato, além das datas mostradas pela atriz estarem erradas. Por fim, contou como desinformação o fato de Regina ter omitido a pandemia da gripe H1N1, em 2009.
Até o momento, Regina não se manifestou sobre o assunto em suas redes sociais.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p