Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Indígenas pagam pedágio em área dominada por garimpeiros, diz conselho

Conselho local de Roraima repassou ao Ministério dos Direitos Humanos uma série de novas violações cometidas contra indígenas Yanomami

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes (Cedcar) de Roraima identificou novas violações aos direitos dos indígenas que vivem na Terra Yanomami. Segundo o conselho, uma vila foi dominada por garimpeiros ilegais, que a usam como base de apoio. Além disso, o órgão também apontou que fazendeiros cobram pedágio para que indígenas passem por suas terras.

As violações foram repassadas a uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), que visitou os municípios de Alto Alegre, Mucajaí, Iracema e Caracaraí. A comitiva enviada pelo MDH também apura possíveis violações aos direitos humanos do povo Yanomami.

Leia também

Uma coletiva de imprensa para que a comitiva divulgue as violações apuradas está prevista para a tarde desta sexta-feira (3/2). As informações são do portal g1.

Nas investigações realizadas pelo conselho, foi identificado que fazendeiros cobram um pedágio de R$ 200 para que indígenas possam cruzar suas terras, que ficam entre áreas indígenas e a sede do município de Alto Alegre. O pedágio seria cobrado quando indígenas Yanomami vão à cidade para comprar alimentos ou receber benefícios do governo federal.

Além disso, as investigações destacam que a vila Campos Novos, que fica no município de Iracema, serve como uma espécie de base de apoio para garimpeiros ilegais que exploram terras indígenas. Na vila, os garimpeiros teriam acesso a combustíveis, alimentação e pistas de pouso.

Entre as preocupações elencadas pelo Cedcar, está a contaminação de peixes e rios no município de Mucajaí, causada uso de mercúrio por garimpeiros. A substância é altamente tóxica e é usada pelos garimpeiros para separar o ouro de outros materiais.

Após cumprir sua função, o metal é jogado no rio, causando contaminações e poluição ambiental, que trazem consequências negativas à saúde de indígenas que utilizam o rio para pesca e outras funções.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas