Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Hospital troca corpos, e mulher é enterrada no lugar de idoso em Santos

Unidade de saúde pediu desculpas e afirma que vai apurar o ocorrido

Além da dor de perder um familiar e de não poder vela-lo devido à Covid-19, duas famílias tiveram que viver o drama de ter os corpos de entes queridos trocados na hora do velório, em um hospital em Santos, no litoral de São Paulo. O corpo de Márcia Pereira Franco, de 48 anos, foi trocado e enterrado no lugar de Marcelo Aninguaço de Oliveira, de 72. A unidade de saúde pediu desculpas e afirma que vai apurar o ocorrido.

Em entrevista ao G1 nesta sexta-feira (11), as famílias esclareceram que ambos ficaram internados por 21 dias, em decorrência do novo coronavírus, e morreram na última quarta-feira (9). Durante o tratamento, Márcia ficou sob os cuidados do Hospital Ana Costa, e Marcelo, do Hospital Vitória. Os dois foram levados para o Hospital Beneficência Portuguesa de Santos após o falecimento. No local, eles foram preparados para o sepultamento.

Leia também

"Inclusive, nesse mesmo dia, conhecemos a família do Marcelo", conta a sobrinha de Márcia, Gabryella Franco Nogueira, de 27 anos. Ela afirma que seus familiares foram orientados a chegarem ao hospital por volta das 13h de quinta-feira (10), para a realização do cortejo fúnebre, feito de carro, antes do sepultamento, que ocorreria no Cemitério Areia Branca, assim como o do idoso.

"Chegamos no horário combinado, demorou um pouco, mas achamos que ia ocorrer logo", diz Gabryella. Depois de certo tempo, a organização da unidade chamou a família e avisou que os corpos haviam sido trocados. "Quem identificou esse erro foi o rapaz da funerária. Na hora que foi levar o corpo para começar o cortejo, ele viu", explica.

A família do idoso foi avisada em seguida, mas já havia realizado o sepultamento de um corpo que, até então, pensava que era o dele. "Eu estava saindo do cemitério quando a moça da administração chamou a gente para falar que havia um problema, e que o pessoal da Beneficência tinha pedido para que eu fosse lá reconhecer o corpo do meu pai. Falei que tinha acabado de enterrá-lo, e foi quando ela falou que tinha ocorrido a troca", afirma a filha de Marcelo, Márcia Bastitas de Oliveira, de 35 anos.

Márcia relata que chegou até a escrever o nome do pai na lápide e colocar as datas de nascimento e falecimento durante o sepultamento. Depois de identificado o erro, o corpo da mulher foi desenterrado e encaminhado novamente para o hospital, onde foi realizado um novo reconhecimento por familiares.

"Após reconhecer o corpo do meu pai, pedi para acompanhar o caixão até o carro funerário, para ter certeza que estavam levando o certo", revela a filha do idoso. A família de Marcelo teve de realizar dois sepultamentos em poucas horas. A confusão, que ocorreu também com a coroa de flores das duas vítimas, terminou somente no fim do dia, quando os corpos foram enterrados de maneira correta.

"A gente via matérias desse tipo e ficava indignada. Nunca pensei que fosse passar por isso aqui em Santos. A gente só queria oferecer um enterro digno para ele, já que ele não teve um velório, e até isso eles tiraram da gente", desabafa a filha.

Para Gabryella, o erro é absurdo e inadmissível. "A sensação é de impotência, injustiça e falta de empatia. A minha avó teve que reconhecer o corpo pela segunda vez, é muito complicado. Muito triste", afirma.

"Imagina quantas pessoas podem ter passado por isso sem saber? Fico me perguntando se houve outros casos que não vieram ao conhecimento das pessoas", questiona a filha do idoso. O caso foi registrado no 5º Distrito Policial de Santos e será investigado pela Polícia Civil.

Em nota, a Beneficência Portuguesa de Santos explicou que as informações sobre as saídas dos caixões foram invertidas, e que abrirá sindicância para apurar a responsabilidade pela troca dessas informações. Além disso, a direção pede desculpas pelo ocorrido.

Confira a nota na íntegra:

"A direção do hospital abrirá sindicância para apurar a responsabilidade na troca de informação aos familiares sobre o sepultamento do Sr. Marcelo Aninguaçu de Oliveira [72 anos] e da Sra. Márcia Pereira Franco [48 anos], ambos na tarde desta quinta-feira, no Cemitério de Areia Branca, nesta cidade.

Os corpos em urnas lacradas devido ao falecimento por Covid-19, em suas identificações constando os horários de sepultamento com diferença de 30 minutos, respectivamente, 13h e 13h30.

A informação sobre as saídas dos caixões foi invertida, e quando o motorista do segundo sepultamento se preparava para sair, a equipe do Serviço de Luto percebeu o engano e de imediato entrou em contato com a direção do cemitério onde já estava a urna com o corpo que deveria ser sepultado às 13h30, e lá também estavam seus familiares.

De imediato, foi providenciada a informação para que os corpos não fossem enterrados com nomes trocados.

Lamentamos profundamente a dor dos familiares pela perda de seus entes queridos, bem como pelo imenso transtorno causado, pois em meio à pandemia da Covid-19, quando fatores alheios à nossa vontade, independentemente dos cuidados que procuramos ter diante das diferentes situações ocasionadas pelo momento de dor em que vivemos, aflorado pelas incontáveis perdas, somos surpreendidos por essa adversidade. A despeito das providencias que serão tomadas, nosso pedido de desculpas".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas