Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Governo e indígenas se reúnem para 'dar fim' a conflitos em campos de MS

Plano é usar dinheiro de dívida do estado para comprar terras. Para proposta ser aceita, falta retorno do governo federal

Positivo. Foi como os 43 representantes de lideranças indígenas e o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PMDB), avaliaram a reunião realizada nesta quarta-feira (2). O debate foi em Campo Grande, sobre uma proposta encaminhada para o governo federal com o objetivo de resolver os conflitos em campos do estado.

Além disso, a proposta é usar os recursos destinados ao pagamento de juros da dívida do estado com a União para a aquisição das terras indígenas. A dívida atual de Mato Grosso do Sul com o governo federal é de R$ 8,3 bilhões, e, conforme o governador, por mês são pagos R$ 86 milhões apenas de juros. Este montante seria destinado ao fundo estadual de terras indígenas.

Leia também

"O plano é para resolver pacificamente essa questão. Uma solução para um problema que vem há muitos anos. Com isso discutir quais as áreas prioritárias, encaminhar o devido processo legal e poder distensionar aí, adquirindo e indenizando esses proprietários e transferindo essas áreas para união, para que a união possa titular o uso fruto aos indígenas", disse o governador. Azambuja concluiu dizendo que "é uma solução possível, basta ter boa vontade".

Sobre o plano, a subsecretaria de políticas públicas para a população indígena, Silvana Dias de Souza, disse que ele serve "para comprar terras que estão em demarcação". Ainda sobre a proposta, Silvana comentou que tanto produtores rurais quanto os índios vão sair "ganhando". "Precisa resolver esse impasse dos conflitos, que perde tanto o produto rural, quando nós, população indígena. Não resolveria 100% do nosso problema, mas com certeza vai ajudar muito", completou a subsecretaria.

AoG1, o cacique terena, Chico Ramiro, afirmou que "a proposta do governo chegou em uma hora oportuna". "Precisamos de paz no campo. Agora só depende unicamente do governo federal. E hoje 90% dos caciques que vieram, vieram para agradecer o governo", concluiu. O cacique enfatizou que, no estado, há 60 terras em disputas e outras 37 ocupadas.

Governo e indígenas já protocolaram um documento com o pedido no Palácio do Planalto, em Brasília. Azambuja relatou que, para que o plano dê certo e seja colocado em prática, é preciso a aprovação "da presidenta Dilma Rousseff". Ainda conforme o governador, é a presidência da república que determinará quantas parcelas serão destinadas a esse plano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas