Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Governo diz ao STF que estados têm estoque 'suficiente' de seringas e agulhas

Governo diz ao STF que estados têm estoque 'suficiente' de seringas e agulhas

O Ministério da Saúde enviou nesta quinta-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um documento no qual afirmou que o "conjunto dos estados" tem a quantidade "suficiente" de seringas e agulhas para a futura vacinação contra a Covid-19.

A manifestação foi enviada um dia após o próprio ministério ter dito ao STF que os estados têm 80 milhões de unidades dos produtos, o que faria uma parte não ter a quantidade suficiente para iniciar a vacinação.

Leia também

As informações foram enviadas ao STF por determinação do ministro Ricardo Lewandowski, que pediu um relatório sobre o estoque de insumos necessários à futura vacinação. A Rede Sustentabilidade quer que o Supremo obrigue o governo a comprovar que há estoque suficiente.

"Atualmente, o quantitativo disponível no conjunto dos estados é suficiente para o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em janeiro e fevereiro, uma vez que o fornecimento e a distribuição das vacinas serão realizados de forma gradual, de acordo com a disponibilidade dos laboratórios", afirmou o Ministério da Saúde.

O documento é assinado pelo secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, e por representantes dos conselhos que reúnem secretários de saúde estaduais e municipais.

Informações dos estados

Diante do relato inicial do Ministério da Saúde, Lewandowski determinou que os 26 estados e o Distrito Federal informem, em até cinco dias, a quantidade de agulhas e seringas que têm em estoque.

Os governos também terão de informar quantos desses insumos serão destinados à execução do plano nacional de vacinação contra a Covid-19, e quantos estão vinculados a outras ações de saúde pública.

Aquisição de insumos

No documento enviado nesta quinta-feira ao STF, o Ministério da Saúde afirmou ainda que diversas ações estão em andamento para a aquisição de insumos.

Segundo o ministério:

7 milhões serão adquiridas fruto do último pregão;

aumento do quantitativo a ser adquirido pela OPAS em compra internacional, que passou de 40 milhões para 190 milhões;

reedição do processo de licitação que será republicado com o quantitativo de 290 milhões de unidades;

requisição administrativa de 30 milhões, que devem ser entregues até o final de janeiro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas