Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Google desativa alertas de terremotos no Brasil após aviso falso

Usuários de Android em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo receberam falso alerta de terremoto


			
				Google desativa alertas de terremotos no Brasil após aviso falso
Google se desculpou com os usuários e disse estar investigando o ocorrido. — Foto: Reprodução

O Google desativou o sistema de alerta de terremotos do Android no Brasil após o compartilhamento de um alarme falso nesta sexta-feira (14/2) para moradores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de São Paulo.

Além de desativar o sistema, o Google se desculpou com os usuários e disse estar investigando o ocorrido.

Leia também

O alerta ocorreu em dispositivos Android durante a madrugada. A notificação enviada foi um alerta falso de terremoto no mar na região de Ubatuba (SP).

O que aconteceu?

Moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta-feira (14/2), alerta do Google para terremoto com epicentro a 55 quilômetros de Ubatuba, no litoral do estado paulista.

O alerta foi enviado por volta de 2h20 para celulares com sistema operacional Android e indicou as magnitudes estimadas de 4,4 e 5,5.

Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), uma das principais fontes de monitoramento sísmico global, também não registrou nenhum tremor na região.

Nas redes sociais, pessoas que receberam o alerta descreveram como foi a experiência. “Estou desde 2 e pouca [da manhã] sem dormir! Agora são 5h33 e perdi o sono após esse alerta aí”, escreveu um internauta.

[Recebi em] São Vicente, eu que estou do lado do mar, não durmo mais”, escreveu uma mulher que mora na cidade do litoral paulista. “Agora eu aqui nesse horário, quase 3 da manhã, com ansiedade aguardando se vai acontecer ou não o terremoto”, comentou outro usuário das redes.

Em nota ao Metrópoles, o Google confirmou que o sistema disparou o alerta para usuários da região próxima ao litoral de São Paulo. A empresa afirmou que desativou prontamente o sistema no Brasil e que vai investigar o ocorrido desta madrugada.

Leia na íntegra:

“O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.''

Veja a matéria completa em Metrópoles

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X