Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Golpista é preso após tentar vender terreno para o próprio dono em SP

Homem tentou aplicar golpe em vítima, e sem saber anunciou imóvel que já era de propriedade do possível comprador em Bertioga, litoral paulista

Um homem, de 35 anos, foi preso em flagrante suspeito de aplicar golpes relacionados a venda fraudulenta de imóveis em Bertioga, no litoral de São Paulo. Segundo a Polícia Civil informou ao G1 neste sábado (3), ele foi localizado após tentar vender um terreno ao próprio dono do imóvel, sem saber que a vítima era o proprietário.

De acordo com a polícia, o suspeito aplicava os golpes por meio de redes sociais e plataformas eletrônicas de venda. Na tarde de quinta-feira (1º), a vítima, de 47 anos, viu um anúncio nas redes sociais sobre a venda de um terreno na área rural da cidade. Após entrar em contato com o anunciante, foi ao encontro do suspeito para analisar o terreno e a documentação.

Leia também

Conforme apurado pelo G1, o imóvel vendido teria valor aproximado de R$ 400 mil, mas estava sendo anunciado por R$ 80 mil. O anúncio teria sido feito por uma mulher, que colocou a vítima em contato com outras pessoas, chegando até o investigado. O suspeito teria se apresentado como dono do terreno, garantindo que tinha escritura pública e todos os impostos pagos.

Porém, ao chegar no local de encontro com o falso vendedor, a vítima foi surpreendida ao descobrir que o terreno negociado pertencia a sua família e que a documentação apresentada como escritura do imóvel era falsa, assim como o carnê de IPTU.

A Polícia Civil foi acionada e prendeu o suspeito em flagrante. "Por uma coincidência muito grande, a vítima tem outros imóveis na cidade, e quando foi ver esse, constatou que o imóvel era dele e ficou assustado de ver a escritura falsificada. Imediatamente ele ligou na delegacia, eu atendi a ligação, e mandei uma equipe lá para tomar conhecimento do que estava acontecendo", explica o delegado titular da cidade, José Aparecido Cardia.

Na revista realizada no carro utilizado pelo golpista, os investigadores informam que apreenderam diversas escriturações imobiliárias, carnês de IPTU e outros documentos falsificados que eram utilizados para enganar diversas pessoas, que se interessavam em comprar os imóveis anunciados.

Conforme explica Cardia, o suspeito foi preso e autuado em flagrante por falsificação de documento público e estelionato. "As pessoas devem esgotar todas as pesquisas relacionadas a documentação em caso de compra de terrenos e casas. Devem buscar o cartório de registro de imóveis, certificar que a escritura é verdadeira. As vezes a sedução por um preço barato de um imóvel, que vale um preço mais alto e está sendo vendido por um valor muito abaixo, aguça a possibilidade da vítima sofrer um golpe. Essas escrituras, por exemplo, foram muito bem falsificadas, então fica registrado que preço barato não significa que está fazendo bom negócio", alerta o delegado.

Segundo a Polícia Civil, todo o material apreendido servirá como fonte de informação para as investigações, com o objetivo de esclarecer e prender autores de crimes patrimoniais. Informações que auxiliem nas investigações podem ser feitas de maneira anônima por meio do telefone 181 (Disque Denúncia).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas