Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Garimpo ilegal derrubou 460 hectares em terras indígenas em dois meses

Levantamento do Instituto Socioambiental analisou 20 territórios indígenas com a presença de povos isolados no norte do país

O desmatamento em terras indígenas com a presença de povos isolados avançou entre setembro e outubro deste ano. Levantamento do sistema Sirad-I, do Instituto Socioambiental (ISA), mostra que foram derrubados aproximadamente 460 hectares pelo garimpo ilegal em 20 territórios durante o período analisado.

As terras mais afetadas foram Munduruku (PA), Araribóia (MA), Arara do Rio Branco (AC), Jacareúba/Katawixi (AM) e Uru-Eu-Wau-Wau (RO).

Leia também

O monitoramento realizado pelo Sirad-I analisa territórios indígenas onde há a confirmação de presença de povos isolados, como no Parque Estadual Chandless, no Acre, e na Reserva Biológica do Guaporé, em Rondônia.

Segundo os dados do Sirad-I, os meses de setembro e outubro deste ano registraram um aumento do desmatamento de 114%, em comparação com o bimestre anterior, e uma alta de 9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Uma dos terras mais ameaçadas pelo avanço do garimpo ilegal na Amazônia é a Mundiruku. O território registrou uma derrubada de 440 hectares de florestas desde o início do ano e 136 apenas no mês de outubro deste ano.

Entre 2020 e 2022, a terra indígena Munduruku teve cerca de 1,5 milhão de árvores derrubadas pela atividade ilegal.

O levantamento do ISA identificou que nos últimos quatro meses há sucessivos alertas de desmatamento dentro da terra indígena Jacareúba/Katawixi, no Amazonas. Apenas no mês de setembro, foram registrados 68 hectares de florestas derrubadas apenas no mês de setembro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas