Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Fiocruz: filhos de 1 a cada 3 mulheres com zika têm problema congênito

Estudo da Fiocruz indicou que filhos de grávidas infectadas com zika tendem a apresentar algum tipo de problema causado no período pré-natal

Um estudo realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre as consequências da infecção pelo vírus zika durante a gravidez revelou novos dados sobre a contaminação. De acordo com os pesquisadores, uma a cada três crianças nascidas de mães infectadas tem algum problema congênito.

As anormalidades causadas pelo vírus se enquadram na Síndrome da Zika Congênita (SZC). Entre os problemas mais comuns está a microcefalia, que corre quando o cérebro do bebê não se desenvolve adequadamente. De acordo com os cientistas, a condição acomete uma a cada 25 crianças de mães que tiveram zika durante a gravidez.

Leia também

“Esse trabalho dá uma contribuição fundamental para a compreensão das consequências para a saúde da infecção pelo vírus zika durante a gravidez. Ele reúne dados individuais de crianças nascidas de 1.548 gestantes residentes em diferentes regiões do Brasil que tiveram o diagnóstico confirmado durante a gravidez”, afirma o pesquisador Ricardo Ximenes, autor principal do estudo, em comunicado.

O cientista da Universidade de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acrescenta que a revisão permite uma estimativa mais precisa dos riscos do zika no Brasil.

O trabalho dos pesquisadores da Fiocruz e de outras 25 instituições brasileiras foi publicado nessa segunda-feira (28/11), na revista científica The Lancet Regional Health – Americas. A análise é considerada o estudo mais amplo sobre o tema até hoje.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas