Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Fim da escala 6×1 tem 67% de postagens a favor nas redes, aponta estudo

Levantamento da Nexus aponta que, antes de caso do homem-bomba em Brasília, PEC ganhou apoio em plataformas sociais


				
					Fim da escala 6×1 tem 67% de postagens a favor nas redes, aponta estudo
Carteira de Trabalho Digital. Marcelo Camargo/Agência Brasil

O fim da escala de trabalho no modelo 6×1 – seis dias de trabalho e um de folga – gerou amplo apoio dos internautas nas redes sociais, com 67% de publicações favoráveis à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), segundo levantamento inédito da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados.

Os dados, obtidos pela CNN, foram coletados entre 7 e 12 novembro. A análise contempla cerca de 30 mil postagens em cinco plataformas: X (antigo Twitter), Instagram, Facebook, Tik Tok e LinkedIn.

Leia também

Do conteúdo geral sobre o fim da escala 6×1, houve 67% de postagens favoráveis e apenas 7% contrárias. Outros 26% apresentam um tom neutro ou isento.

Para o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, o assunto “furou” bolhas ideológicas e demonstra que haverá pressão popular sobre os parlamentares. Ele destaca que há apoio à PEC – em diferentes graus – na esquerda, no centro e na direita.

“O tema se transformou em fenômeno das redes. Além de mostrar a eficiência da narrativa dos promotores da PEC, revela ainda o interesse dos brasileiros, independentemente de suas posições político-partidárias, em se manifestar sobre isso nas redes sociais”, afirma Tokarski.

A partir da quarta-feira (13), com o caso do homem-bomba em Brasília, a atenção foi naturalmente desviada. Tokarski acredita, no entanto, que as discussões na internet da escala 6×1 estão longe de acabar.

“Obviamente as redes têm sempre um assunto do momento, aquele que viraliza, e o foco mudou. Mas, se não houver fatos novos [envolvendo as explosões em Brasília], esse tema tende a perder tração. Enquanto isso, a PEC do 6×1 certamente vai ter novos capítulos que mobilizam os usuários.”

As percepções variam de rede para rede:

  • Maior índice de apoio está no X, onde 87% das pessoas são a favor da PEC. Apenas 8% são contrárias. Há pouca neutralidade.
  • No Instagram, 64% são favoráveis ao fim da escala 6×1 e 5% são contrários – em linha com a média geral.
  • No LinkedIn, há 75% de favoráveis e 9% de contrários. A rede corporativa tem a maior proporção de postagens críticas ao fim da escala 6×1.
  • No Facebook, há um predomínio de postagens e comentários neutros. Destacam-se notícias veiculadas pela imprensa, em que a notícia é simplesmente exposta, sem juízo de valor.
  • O Tik Tok, que concentra usuários mais jovens, é a segunda rede em que há maior grau de apoio: 86% dos conteúdos são favoráveis e só 3% são contra.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X