Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Estudo: 92% das mulheres que correm na rua têm medo de assédio

Levantamento realizado pela Adidas revelou que quase todas as mulheres têm medo que podem encontrar durante a corrida feita na rua

Em uma nova campanha realizada pela Adidas, a marca de itens esportivos simula uma “Corrida Rídicula”. Nela, mulheres saem para correr na rua com seguranças particulares na intenção de evitar algo comum para aquelas que mantêm este hábito: o assédio.

Em um levantamento realizado pela marca em nove países do mundo, foi concluído que 92% das mulheres entrevistadas temem por sua segurança quando saem para correr. Destas, 51% afirmam que têm medo de serem atacadas fisicamente. Este temor, no entanto, vai muito além da violência física.

Leia também

Daquelas que afirmaram já terem sido assediadas durante a atividade física: 56% receberam atenção indesejada; 55% comentários sexistas ou atenção sexual indesejada; 53% ouviram buzinas e 50% deles foram seguidas.

Medo real

Para quem tem o hábito de correr na rua, alguns cuidados são primordiais. Entre eles, evitar a utilização de aparelhos eletrônicos que chamem muita atenção e o uso de joias ou outros objetos pessoais de alto valor aquisitivo. Além dos cuidados que são tomados por qualquer pessoa, elas precisam se atentar a outros aspectos.

“Eu evito correr em horários que tenham poucas pessoas na rua ou até mesmo durante a noite”, conta a vendedora Aline Santos. De acordo com ela, relatos como os contados na pesquisa são rotineiros para mulheres que correm ao ar livre.

“Sempre tem um homem que faz comentários sobre o nosso corpo, assoviam e fazem “cantadas” extremamente desconfortáveis”, pontua a moradora de Brasília.

Aline também revela que evita correr com determinados tipos de roupas e nunca usa short e top ao mesmo tempo. “Se a escolha da roupa for esta, os olhares e comentários se tornam mais frequentes. Ainda que seja mais confortável correr dessa forma, não é o look que eu escolho para correr na rua”, salienta.

Prática favorita delas

Apesar do medo, a prática é a mais adotada por elas no Brasil, conforme revela pesquisa feita pela Ticket Sports, considerada a maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina. Em um levantamento com mais de 3 mil mulheres para entender o perfil esportivo delas, a caminhada (23%) e a corrida (18%), foram os métodos mais citados por elas.

“Essas informações podem servir como uma oportunidade para que as marcas e os organizadores de eventos tornem o meio [de competições esportivas] mais confortável e seguro para o público feminino se sentir cada vez mais motivado a ser parte do esporte”, destaca Carolina Abrantes, editora de conteúdo do Ticket Sports.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas