Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Estação da Luz tem última plataforma liberada nesta sexta após incêndio

Ela estava interditada desde fogo no prédio histórico, em 21 de dezembro

A plataforma 4 da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, parte da Linha 11-Coral da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), foi liberada nesta sexta-feira (8), a partir das 13h45, depois de ficar interditada desde que o prédio histórico foi atingido pelo incêndio no Museu da Língua Portuguesa, em 21 de dezembro. A liberação foi antecipada pela Defesa Civil após dias de obras ininterruptas, segundo a CPTM.

De acordo com a companhia, foi instalada uma nova cobertura da estrutura superior sobre a plataforma, junto à parede do museu. Com a liberação, a estação volta a operar com quatro plataformas atendento as linhas 11-Coral e 7-Rubi. A partir desta sexta, os trens da Linha 7-Rubi voltam a fazer sua parada final na Estação da Luz, deixando de passar pela Estação Brás, como vinha sendo feito em medida emergencial desde o incêndio.

Leia também

Em função das obras de reparo no prédio do museu, os acessos pelo saguão principal, do lado do Jardim da Luz, e pela Rua Mauá, permanecerão fechados. Os acessos pela Avenida Cásper Líbero e pela calçada da Pinacoteca, na Praça da Luz, permanecem recebendo os usuários.

A passagem de trens de carga pela estação foi liberada pela Defesa Civil nesta segunda-feira (4). A circulação estava proibida desde o incêndio do dia 21.

A liberação da circulação dos trens de carga dependia de testes de vibração feitos por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). No domingo (3), a Defesa Civil recebeu o relatório, que confirmou não haver risco de desabamento. Na quinta-feira (31), a estação foi reaberta aos usuários de trens e metrô depois da análise do IPT e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Um bombeiro civil morreu no incêndio. As causas do fogo estão sendo apuradas. Uma das hipóteses é que ele foi causado por um curto-circuito. O governo de São Paulo não deu previsão para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa.

Imagem ilustrativa da imagem Estação da Luz tem última plataforma liberada nesta sexta após incêndio
| Foto: FOTO: Reprodução/GloboNews

Museu destruído

Inaugurado oficialmente no dia 20 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março daquele ano. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ele atuava como bombeiro do museu.

O museu estava fechado para o público no dia do incêndio. O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz e tem três pavimentos e uma área de 4,3 mil m².

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas