Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Ensaio de 15 anos com tema relacionado a escravidão viraliza e revolta web

Cerimonial que acompanhou ensaio fotográfico pediu desculpas e admitiu erro

Mais uma notícia revolta os brasileiros nesta quinta-feira. Depois da morte da socióloga Marielle Franco, um ensaio fotográfico feito para uma festa de 15 anos enfureceu os internautas. Nas imagens, compartilhadas por uma cerimonialista, uma jovem branca e loira é servida por jovens negros, posicionados como escravos.

No Twitter e no Face, as fotos viralizaram e foram denunciadas por racismo por diversos usuários. O caso aconteceu em Belém, no Pará.

Leia também

"Foi feita uma festa de 15 anos com um tema relacionado a escravidão. Está no Instagram e eu estou completamente assustada. O rosto da menina foi cortado por ser menor de idade e esse é o perfil da cerimonialista. Sem palavras, completamente. Vocês brincam com nossa dor e depois vêm dizer que foi 'sem querer' ou uma 'homenagem'", disse Tuca Oliveira, responsável por um dos posts que viralizou.

A cerimonialista responsável pela festa e pelo ensaio, Lorena Machado, se pronunciou no Facebook. "Diante dos ocorridos, com total humildade, estamos vindo a público nos retratar e pedir PERDÃO. Jamais foi nossa intenção fazer qualquer retratação que levasse a entender que a escravidão foi algo bom em nossa história. Tínhamos a única intenção de retratar o período histórico do Império que, infelizmente, tinha escravidão", afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Ensaio de 15 anos com tema relacionado a escravidão viraliza e revolta web
| Foto: FOTO: Reprodução

Confira o comunicado completo:

"Na data de ontem, 14.03.2018, o Cerimonial Lorena Machado acompanhado de seus parceiros de trabalho participaram de um ensaio fotográfico de um aniversário de 15 anos, cujo tema é Imperial Garden. Após o término do ensaio e publicação de trechos dele, presenciamos a veiculação dessas imagens como uma reprodução do período escravocrata e forma de racismo.

Diante dos ocorridos, com total humildade, estamos vindo a público nos retratar e pedir PERDÃO.

Jamais foi nossa intenção fazer qualquer retratação que levasse a entender que a escravidão foi algo bom em nossa história. Tínhamos a única intenção de retratar o período histórico do Império que, infelizmente, tinha escravidão. Mas, graças a outros olhares, percebemos que fomos infelizes nessa reprodução. Erramos, sim! E admitimos nosso erro. Como todo ser humano, estamos passíveis de erros e acertos. Desta vez erramos, e feio!

Pedimos perdão a todos os negros, negras, descendentes, pardos e pardas e a qualquer pessoa que tenha se sentido atingida por nossa publicação. Não foi nossa intenção agredi-los ou ofendê-los, mas admitimos que fizemos. E viemos humildemente pedir o perdão de vocês. Agradecemos os comentários feitos para que pudéssemos identificar e entender onde erramos, foi essencial para que crescêssemos.

No mais, pedimos perdão novamente e o Cerimonial Lorena Machado estará sempre aberto a críticas e elogios, pois eles que nos fazem crescer e amadurecer como seres humanos e profissionais".

No Twitter, a revolta gerou diversos comentários sobre a festa, principalmente, por ser divulgado no mesmo dia do assassinato da vereadora Marielle Franco, atingida por quatro tiros na cabeça no Rio de Janeiro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas