Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Empreiteira pagou pesquisa para campanha de Dilma, diz jornal

Segundo a 'Folha de S.Paulo', Andrade Gutierrez contratou o Vox Populi. Coordenador jurídico da campanha de Dilma negou as denúncias

A construtora Andrade Gutierrez pagou por pesquisas na campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, segundo informações publicadas no jornal "Folha de S.Paulo" nesa sexta-feira (15) e confirmadas pela TV Globo. As informações não estão nos depoimentos de delação premiada de executivos da empreiteira.

De acordo com investigadores, a Andrade Gutierrez pagou R$ 15 milhões para o instituto Vox Populi, como se as pesquisas fossem para a empreiteira. Mas de acordo com a apuraçãodas autoridades, as pesquisas  foram para a campanha de Dilma em 2014. Segundo a Polícia Federal, que investiga a denúncia, as pesquisas recebidas pela campanha da Dilma eram iguais às da Andrade Gutierrez. De acordo com o jornal folha de são paulo, a andrade gutierrez tinha um contrato com o instituto vox populi para realização de levantamentos de dados destinados à empreiteira.

Leia também

De acordo com a "Folha", o contrato acabou sendo usado para bancar pesquisas qualitativas encomendadas pela equipe de produção de programas da então candidata Dilma à reeleição. Essa informação também foi confirmada pela TV Globo.

O jornal afirmou ainda  que os os pagamentos ultrapassaram R$ 10 milhões  e não constam da prestação de contas da campanha nem da do PT, o que pode configurar caixa dois.

O coordenador da campanha da chapa de Dilma-Temer em 2014, Flávio Caetano, disse que é absolutamente inverídica qualquer afirmação ou ilação de que a campanha presidencial tenha se utilizado da empresa Andrade Gutierrez para receber os serviços de pesquisas realizados pelo Vox Populi.

Caetano disse ainda que todas as pesquisas realizadas foram sondagens quantitativas, sendo que as empresas contratadas foram Vox Opinião Pesquisa e Projetos e Oma Assessoria de Pesquisa de Opinião, Mercado e Avaliação de Políticas. Ele afirmou também que todos os contratos foram declarados ao Tribunal Superior Eleitoral e que as contas da campanha foram aprovadas por unanimidade pelo TSE.

A reportagem da "Folha" disse também que, na delação premiada, ex-executivos da Andrade Gutierrez já haviam admitido um esquema semelhante na primeira campanha de Dilma à Presidência da República, em 2010.

Procurados, a Andrade Gutierrez  e o Vox Populi disseram que não vão comentar as denúncias.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas