Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Eleitores aprovam nova bandeira do Mississippi, sem símbolo racista

Estado foi o último a abolir o símbolo, que representava os contrários à abolição da escravidão durante a Guerra Civil americana (1861-1865)

Os eleitores do Mississippi aprovaram nesta terça-feira (3) uma nova bandeira, com uma magnólia e a inscrição "In God We Trust" (Confiamos em Deus, em tradução livre).

Criada após o estado sulista retirar sua antiga bandeira, que tinha o símbolo confederado, ela agora foi ratificada pela população.

Leia também

Com um longo passado segregacionista, o Mississippi foi o último estado americano a abolir o símbolo em sua bandeira. A Geórgia o eliminou da sua em 2003.

O símbolo confederado

Por décadas o símbolo causou divisão em um estado com significativa população negra (cerca de 38%). Em 2001, a maioria dos eleitores haviam optado por manter a antiga bandeira.

Ela tinha a cruz azul na diagonal, com 13 estrelas brancas em um fundo vermelho, há 126 anos.

O símbolo representa os estados do sul, que eram contrários à abolição da escravidão na Guerra Civil americana (1861-1865), e hoje é usado por grupos racistas e supremacistas brancos.

Mudança após protestos

A bandeira foi abolida em meio a protestos contra o racismo e a violência policial em todo o país e críticas de conotações racistas.

O movimento ganhou força após o assassinato de George Floyd, que morreu após um policial pressionar o joelho contra seu pescoço por quase nove minutos.

Seus apoiadores defendiam ser um símbolo do patrimônio regional.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas