Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Dono de lanchonete em Goiânia diz que cliente proibiu entregador negro de entrar

Gerente se recusou continuar atendimento após respostas e disse que iria registrar o caso na polícia

O dono de uma lanchonete de Goiânia disse que uma cliente não deixou um entregador entrar no condomínio de luxo em que ela mora porque o homem é negro. O caso aconteceu neste domingo (25).

Nas mensagens enviadas por um aplicativo, a mulher escreveu que deveriam mandar um motoboy branco. "Eu não vou permitir esse macaco", afirmou. A direção do comércio disse que vai registrar o caso na Polícia Civil (leia mais a final desta reportagem).

Leia também

Como o nome da cliente não foi divulgado, o G1 não conseguiu localizá-la para que se posicionasse sobre a denúncia.

A gerente da lanchonete, Ana Carolina Gomes, mandou mensagem à cliente para saber o endereço exato em que a mulher mora, já que faltavam dados. Depois, quando a funcionária pediu à moradora que autorizasse a entrada do entregador, a mulher se recusou.

"Esse preto não vai entrar no meu condomínio. Mandar outro motoboy que seja branco", escreveu a cliente.

A gerente negou-se a atendê-la. Em seguida, a moradora chamou o motociclista de macaco.

Na troca de mensagens, a gerente afirmou que racismo não seria tolerado e que o pedido não seria entregue. A cliente, então, escreveu: "Adeus. Não uso restaurante judaico".

'Dói muito', disse o entregador

O entregador que teve a entrada proibida pela moradora do condomínio, Elson Oliveira, de 39 anos, contou que tem 12 anos de profissão e que nunca havia passado por uma situação semelhante.

"Todos são iguais. Dói muito saber que ainda tem gente com capacidade de agir assim com as pessoas", lamentou o motociclista.

Aplicativo diz ter banido mulher

Já aplicativo ifood, usado pela cliente para fazer o pedido, informou que já identificou a mulher e que ela foi banida imediatamente da plataforma.

"A empresa presta solidariedade ao entregador e está em contato para oferecer apoio psicológico", disse a empresa em nota.

O ifood informou ainda que repudia qualquer ato de discriminação racial e que preza pelo respeito à diversidade. A empresa orientou o dono a registrar um boletim de ocorrência.

"Ao receber qualquer tipo de relato como este, o iFood apura as ocorrências e, quando comprovado o descumprimento dos termos e condições de uso, desativa o cadastro dos envolvidos", completou o comunicado.

Denúncia

O dono da hamburgueria, Éder Leandro Rocha, disse que pretendia fazer, nesta terça-feira (27), o registro do caso na Polícia Civil.

O nome da cliente não foi divulgado porque os responsáveis pelo estabelecimento esperam que a investigação aponte se as mensagens foram, de fato, enviadas pela cliente ou se foram respondidas por outra pessoa.

"Foi a primeira vez que teve um caso assim. No início, achamos que pudesse ser um trote. Nós ficamos muito sem reação, sem saber como falar para nosso entregador na porta o que tinha acontecido. Mas a gente acabou tendo que contar. Ele [o entregador] ficou o resto da noite triste", disse o dono do estabelecimento.

O proprietário contou ainda que filmou a conversa no aplicativo, para ter guardar provas sobre o caso.

"A gente só divulgou porque esses atos não podem ficar impunes", afirmou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas