Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Deputados reagem ao discurso de Bolsonaro na Cúpula de Líderes Sobre o Clima

Políticos afirmam que presidente mentiu ao afirmar que determinou fortalecimento dos órgãos ambientais

O presidente Jair Bolsonaro fez um discurso nesta quinta-feira (22) na Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ao todo, foram chamados 40 chefes de Estado e de Governo, além de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU). Em sua fala, Bolsonaro prometeu adotar medidas que reduzam as emissões de gases e pediu "justa remuneração" por "serviços ambientais" prestados pelos biomas brasileiros ao planeta.

Diversos deputados federais se pronunciaram em relação ao discurso de Bolsonaro, afirmando que o presidente mentiu em sua fala. Confira repercussão abaixo:

Alessandro Molon (PSB-RJ), deputado federal: "Bolsonaro teve a coragem de dizer para o mundo que determinou o "fortalecimento de órgãos ambientais". Mentira! Fortalecer o Ibama, o ICMBio e a polícia é exonerar Salles, não cortar orçamento e parar de perseguir servidor que denuncia a maior apreensão de madeira da história."

Fernanda Melchionna (PSOL-RS), deputada federal: "Bolsonaro disse que determinou o fortalecimento dos órgãos ambientais. Como???? Demitindo o superintendente da PF que denunciou o ministro do Meio Ambiente ou perseguindo servidores da fiscalização? Sobram exemplos de desmonte! #CupuladoClima."

Helder Salomão (PT-RS), deputado federal: "Bolsonaro mente na cúpula do clima. Falou exatamente o contrário do que faz no Brasil. Lá fora, assume compromissos ambientais; aqui, é destruição do meio ambiente e da Amazônia."

Ivan Valente (PSOL-SP), deputado federal: "Depois de incentivar a destruição da Amazônia, detonar o Sistema de fiscalização, negar o aquecimento global e atacar povos indígenas ,Bolsonaro mente compulsivamente sobre sua política ambiental na Cúpula do Clima e faz promessas q não vai cumprir.#ForaBolsonaro #ForaSalles."

Jaques Wagner (PT-BA), senador: "Decepcionante. Enquanto outros países se comprometem com avanços na área ambiental, o presidente apresenta discurso sem conteúdo e compromisso com o #MeioAmbiente. Fala de ações que não são do seu governo e nega o desmatamento recorde que estamos tendo."

Marcelo Freixo (PSOL-RJ), deputado federal: "Nós acabamos de assistir agora ao presidente Bolsonaro ser promovido. Antes, ele mentia em escala nacional. Agora, ele mente em escala internacional. É impressionante nós assistirmos ao presidente, na Cúpula do Clima, dizer que o Brasil está fortalecendo os órgãos ambientais. Não é essa a opinião de todos os técnicos do Ibama, do ICMBio e também da Polícia Federal, que teve o senhor Alexandre Saraiva exonerado do seu cargo por defender os povos das florestas e enfrentar os interesses das madeireiras. Fora, Ricardo Salles, criminoso ambiental de plantão!"

Orlando Silva (PCdoB-SP), deputado federal: "O discurso de BolsoNero na Cúpula do Clima foi tão verdadeiro quanto uma nota de R$3. Mentiu sem constrangimento, disse que combate desmatamento ilegal, apóia instituições, anunciou meta de @dilmabr como sua. Ao menos não disse que 'aquecimento global é conspiração marxista'".

Paulo Teixeira (PT-SP), deputado federal: "Hoje, na Conferência do Clima, não há clima para Bolsonaro nem há clima para Salles, porque eles destroem o meio ambiente. Este é o maior ciclo de desmatamento criminoso que nós temos no Brasil."

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), senador: "Nosso país tem riquezas e potencial absoluto p/ apresentar ao mundo um desenvolvimento sustentável. Mas hoje, infelizmente, o Presidente da República, em plena crise humanitária, leva na mala para a Cúpula do Clima, índices recordes de desmatamento, queimadas e desmontes!"