Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Deputado diz que apresentará projeto para propor plebiscito sobre nova CF

Ricardo Barros repetiu que Constituição atual tem muitos direitos e 'poucos deveres' e que não discutiu tema com Bolsonaro

O líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), disse nesta terça-feira (27) que pretende apresentar um projeto de decreto legislativo, até o fim de novembro, sobre a realização de um plebiscito em que a população diga se deseja uma nova Constituição.

Barros já tinha defendido a proposta na segunda-feira (26) durante participação em um evento sobre democracia. Ele foi criticado por juristas e políticos.

Leia também

"Nós precisamos de uma Constituição equilibrada, onde o que o Estado arrecada seja suficiente para entregar os direitos que a Constituição assegura. Só assim, nós teremos paz social", disse o líder do governo após evento sobre o novo caça da Força Aérea Brasileira na Base Aérea de Brasília.

Segundo o deputado, se a população apoiar a convocação de uma nova Assembleia Nacional Constituinte, os eleitos para escrever o novo texto constitucional devem ser proibidos de disputar cargos eletivos em seguida.

Isso, para Barros, evitaria proselitismos e tornaria uma eventual nova Constituição mais equilibrada.

"Eu, pessoalmente - de novo, vou dizer em meu nome -, acho que deveria ser uma constituinte exclusiva. Apenas para escrever a Constituição e que essas pessoas não pudessem concorrer a cargos eletivos para não fazerem proselitismo na Constituição. Como tivemos tantos casos na Constituição passada, onde pessoas se elegeram criando benefícios e vantagens que depois a gente não está conseguindo pagar", afirmou o deputado.

Ricardo Barros afirma que decidiu formalizar a proposta após receber apoio de "seus eleitores", após ter dado a declaração na segunda (26). O deputado reafirmou que esta é uma posição pessoal, e que não tratou do tema com o presidente Jair Bolsonaro nem com integrantes do governo.

"Não consultei o governo e não falei em nome do governo. Eu fui muito claro que era uma posição pessoal minha. Portanto, ninguém do governo me abordou porque na minha fala ficou claro que o governo não estava envolvido nessa questão", disse Barros.

'Poucos deveres'

Segundo Barros, a Constituição de 1988 dá muitos direitos para os cidadãos e estabelece poucos deveres. O parlamentar afirmou que o texto constitucional estabeleceu muitos benefícios que o país não pode pagar.

"Nós já esgotamos a capacidade do contribuinte brasileiro de colocar recursos para o poder público. E o poder público não consegue entregar os direitos que foram adquiridos. Então, a formula não foi adequada", afirmou o líder do governo.

O deputado disse ainda que vai estudar propostas de construção de novos textos constitucionais, como o aprovado no Chile, para apresentar uma proposta.

Ainda sobre o "timing" da proposta, Barros afirmou que deve protocolar o projeto de decreto legislativo antes mesmo das eleições - o primeiro turno acontece em 15 de novembro.

O deputado vai propor que a discussão só aconteça em 2021, no entanto, para "não competir" com a votação do orçamento e das reformas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas