Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

'Delirante' e 'infundado': entidades criticam o discurso de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse que Brasil é 'vítima' de uma campanha 'brutal' de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (22), em discurso na 75ª Assembleia das Nações Unidas (ONU), que o Brasil é "vítima" de uma campanha "brutal" de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal.

A gestão ambiental do governo brasileiro é um dos principais motivos de críticas que o país recebe da comunidade internacional. Desde o ano passado, entidades, países e personalidades contestam as políticas do Brasil para o meio ambiente.

Leia também

O discurso provocou a reação de entidades e de ambientalistas. Veja abaixo:

Observatório do Clima

A entidade caracterizou o discurso como "delirante", que "expõe o país de forma constrangedora" e confirma as preocupações de investidores internacionais. A nota ressalta que, ao negar a crise ambiental, Bolsonaro pode incentivar o desinvestimento e o cancelamento de acordos comerciais que seriam importantes para a recuperação econômica pós-pandemia.

"Ao arrasar a imagem internacional do Brasil como está arrasando nossos biomas, Bolsonaro prova que seu patriotismo sempre foi de fachada" - Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

"[Bolsonaro] acusou um conluio inexistente entre ONGs e potências estrangeiras contra o país", disse Astrini. "Ao negar a realidade e não apresentar nenhum plano para os problemas que enfrentamos, é Bolsonaro quem ameaça nossa economia. O Brasil pagará durante muito tempo a conta dessa irresponsabilidade. Temos um presidente que sabota o próprio país."

Greenpeace

Em nota divulgada pelo Greenpeace, a entidade diz que o discurso negacionista de Bolsonaro "envergonha o povo brasileiro e isola o Brasil do mundo". O texto destaca que o país já foi líder mundial no combate ao desmatamento, mas que desde que Bolsonaro assumiu segue no caminho para se tornar líder em desmatamento.

A entidade cita dados do Global Florest Watch, que mostram que o Brasil foi o país que mais destruiu suas florestas em 2019 e que a situação se agravou neste ano, e critica a postura de Bolsonaro que minimiza ou tenta negar esta realidade.

"Negar ou minimizar o drama ambiental que o Brasil vive neste momento, resultado da política do governo Bolsonaro, agrava a difícil situação que o país enfrenta" - Mariana Mota, coordenadora de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil.

"Lamentavelmente, já estamos habituados a ouvir o presidente faltar com a verdade, desqualificar a ciência e buscar culpabilizar terceiros ao invés de assumir a responsabilidade constitucional que possui", diz Mota.

A coordenadora do Greenpeace destaca que ao ignorar ou negar o que chamou de "tragédia nos biomas brasileiros", Bolsonaro pode significar condenar o futuro de todos os brasileiros.

"Ao invés de negar a realidade, em meio a destruição recorde dos biomas brasileiros, o governo deveria cumprir seus deveres constitucionais em prol da proteção ambiental e apresentar um plano eficiente para enfrentar os incêndios que consomem o Brasil", finaliza Mota.

WWF Brasil

Gabriela Yamaguchi, diretora de engajamento da organização, divulgou uma nota criticando o que chamou de uma fala "cheia de acusações infundadas e ilações sem base científica" e citou como exemplo o ponto que Bolsonaro diz que as queimadas são provocadas pelos índios e caboclos.

Gabriela destaca ainda que o presidente descreveu em seu discurso "um Brasil que não existiu em 2020, em completo negacionismo da realidade do país".

Oxfam Brasil

A diretora executiva da Oxfam Brasil, Katia Maia, disse em nota que o governo Bolsonaro se especializou em "disseminar a 'pós-verdade' para eximir-se da responsabilidade pelos graves problemas que o país enfrenta".

A organização desmentiu o discurso que acusou os povos tradicionais pelas queimadas na Amazônia, no cerrado e no Pantanal.

"O governo brasileiro pouco ou nada fez para garantir os recursos e as ações necessárias para o combate aos crimes ambientais que vêm sendo cometidos nos principais biomas nacionais."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas