Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Crianças fantasiadas de animais da floresta encantam em carnaval de Cametá

Manifesto ecológico acontece há mais de 40 anos no município.

O município de Cametá, nordeste do Pará, se prepara para o início do carnaval 2020. Nesta sexta-feira (21), quem vai abrir o corredor da folia será o "Cordão da Bicharada", que faz um manifesto ecológico de preservação ambiental e sustentabilidade. Neste dia, crianças saem às ruas da vila de Juaba fantasiadas de animais da floresta, como arara, jacaré, boto, cobra e outros animais da selva amazônica.

O carnaval na floresta é realizado desde 1975 com as fantasias preparadas pelo Mestre Zenóbio, que tem mais de 70 anos, há mais de 40 anos. Em 2020, Zenóbio não participará da festa porque está em Belém para tratar da saúde.

As fantasias são produzidas a partidas de restos vegetais, serrapilheira e malva, aproveitando também materiais sintéticos como pelúcia, isopor, TNT e espuma. A brincadeira de carnaval começou com cerca de 20 bichos e hoje já passam de 120 representações animalescas de várias espécies.

O realismos dos fantasias chamou atenção até de uma artista paraense consagrada, Gaby Amarantos. Em seu perfil em uma rede social, Amarantos se diz encantada com as imagens das crianças fantasias e faz apelo da grande mídia para prestigiar o evento.

Tags