Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Covid-19: nota técnica da Sesau autoriza dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos em AL

Imunização dessa faixa etária com a vacina da Pfizer é uma orientação do Ministério da Saúde (MS)

Nesta terça-feira (31), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu uma nota técnica de consentimento para os 102 municípios alagoanos, autorizando a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos. A vacinação dessa faixa etária é uma orientação do Ministério da Saúde (MS).

O órgão nacional autorizou que os Estados comecem a nova etapa da vacinação contra o novo coronavírus. Essa dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, já que estudos apontam que esta dose dever ser administrada de preferência com a vacina Pfizer, independente da dose que foi aplicada anteriormente. Segundo a Nota, caso ocorra a indisponibilidade da vacina da Pfizer, também poderá ser aplicada a CoronaVac.

Artigos Relacionados

No caso de adolescentes que possuem o sistema imunológico enfraquecido, a indicação é que seja aplicado apenas o imunizante da Pfizer. A recomendação também é válida para grávidas e puérperas que devem ser imunizadas com a Pfizer. Quando não houver mais estoque, poderá ser utilizada a vacina CoronaVac.

De acordo com o Ministério da Saúde, essa mudança de estratégia de vacinação ocorre devido à diminuição da efetividade das vacinas com o passar do tempo. "A importância da vacinação completa é enfatizada na Nota Técnica, uma vez que existe uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo. Por isso, deve-se utilizar os imunizantes disponíveis no país para garantir doses de reforço para todos os indivíduos elegíveis", esclareceu o documento.

*com informações da assessoria.