Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Conheça a história da faxineira que se tornou diretora de escola em Brasília

Oneide de Souza Ribeiro aprendeu a ler com a avó, com quem morava em uma casa de adobe, com telhado de palha, sem água encanada e energia elétrica, no interior de Goiás

Foi em uma casa de adobe, com telhado de palha, sem água encanada e nem energia elétrica, em Montividiu do Norte (GO), que Oneide de Souza Ribeiro passou parte da infância. A avó, Maria Soares, com quem morava, ensinou a menina a ler e escrever.

"Era pobre pobre, pobre, de marré, marré, marré", diz Oneide, usando uma música infantil. A única lembrança desses tempos, é uma pintura que fez questão de emoldurar para pendurar na parede.

Leia também

"Dizem que amor de avó é maior que amor de mãe. E amor de neto criado com avó não se explica", diz Oneide, que perdeu a avó em 2013, quando ela tinha 93 anos.

Do interior de Goiás, Oneide se mudou para Brasília onde, segundo ela "correu atrás dos sonhos". Na capital federal, a menina pobre foi faxineira, merendeira, professora e, agora, é diretora de uma escola pública na região do Paranoá.

A vida em Brasília

Oneide mudou-se para a capital federal aos oito anos. Morou em Sobradinho com os pais e os irmãos, e, depois, no Paranoá.

Quando adolescente, decidiu fazer um curso técnico em contabilidade. "Eu detestava, mas naquela época era o que tinha de estágio remunerado para conseguir estudar e poder me sustentar", conta.

Oneide estudava à noite e trabalhava durante o dia. "Eu pegava o último ônibus. Se perdesse, ia dormir na parada porque não tinha dinheiro pra pagar táxi, não tinha telefone e nem internet naquela época pra gente se comunicar com a família. Eram momentos muito difíceis", lembra.

Para procurar emprego, Oneide conta que caminhava por uma hora e meia, do Lago Sul até a W3, na área central de Brasília, entregando currículo. Ganhava dinheiro fazendo faxinas, mas queria mesmo era ser professora, por isso, continuou estudando.

Depois que terminou o curso técnico, Oneide resolveu fazer o "2º grau" novamente, desta vez, apostando no curso científico, atual Ensino Médio. Em 1987 ela passou para o concurso de merendeira da Secretaria de Educação do DF, mas só foi chamada em 12 de março de 1990, aos 21 anos.

O então noivo, Valter Santos, passou no mesmo concurso, para vigilante. Eles se casaram quatro meses depois.

Oneide estava trabalhando em uma escola, como desejava. Mas conta que não se adaptava à rotina de preparar as refeições para mais de 300 crianças.

"O primeiro arroz com feijão que eu fiz, ficou uma papa. Tava gostoso, mas uma papa. A diretora da escola virou uma onça. Eu sou baixinha e também não dava conta de lavar as panelas", lembra.

Oneide pediu para ser remanejada para a equipe da faxina, e conseguiu. Foi mais um passo para chegar ao lugar que sonhava.

Faxina e alfabetização dos colegas

Quando começou a trabalhar na limpeza, Oneide percebeu que muitos colegas não sabiam ler e nem escrever. "Eu deixava o rodo, o pano e ia ensiná-los", conta.

A iniciativa virou até notícia em um folhetim do sindicato dos agentes de conservação e limpeza da época (veja foto acima).

"Durante esse tempo, fiz seminários, congressos e me preparei. Fiz a complementação pedagógica para o magistério. Qualquer coisa que eu soubesse que era de graça, eu ia fazer", diz ela.

'Caramba, aconteceu!'

Em 1997, a então faxineira fez o concurso para o magistério. "Eu quase gabaritei a prova. Tudo o que eu aprendi nos seminários foi o que caiu. Acho que errei no total umas cinco questões", diz, orgulhosa.

Em 1999, Oneide deu a primeira aula para crianças. Emocionada, ela descreve a sensação de colocar os pés em uma sala de aula, como professora, pela primeira vez.

"Eu pensei: caramba, aconteceu! A gente fica um pouco incrédula. Parecia uma coisa tão distante. Foi uma mistura de alegria, nervosismo, satisfação, tudo junto", diz Oneide.

Durante 12 anos, ela cumpriu a rotina de dar aulas. Até que, em 2006, foi convidada para assumir a direção do Caic Santa Paulina, no Paranoá – uma escola com 1,3 mil alunos.

Pandemia e reforma

A ex-faxineira encarou e, mesmo como diretora, não deixou os estudos. Ela fez quatro especializações na área da educação.

Durante a pandemia do novo coronavírus, surgiram outras batalhas. Precisando reformar a escola, Oneide foi atrás de emendas parlamentares e, junto com a equipe do Caic, conseguiu arrumar o espaço para quando as aulas presenciais voltarem.

Foram feitas mudanças na quadra de esportes, nas salas, no refeitório e nos armários. O Caic Santa Paulina ganhou até pintura nova.

Agora, Oneide não vê a hora de a vacinação chegar para todo mundo. O sonho é poder reencontrar e abraçar os alunos.

"Tem uma frase que eu nunca vou esquecer. 'A gratidão é a memoria do coração', então vou ser sempre grata a Deus, aos meus pais, a minha avó, ao meu marido, aos meus filhos" .

Olhando pra traz, Oneide diz que sente um enorme orgulho. "Não posso esquecer minhas origens. Eu tenho muito orgulho de passar por tudo que passei, porque só sou o que sou pelo meu passado".

Filhos formados

Oneide de Souza Ribeiro dos Santos nasceu em Formoso de Goiás, em 12 de maio de 1969. É a primogênita de seis irmãos, filhos da auxiliar de serviços gerais Maria Luiza de Souza e do vigilante Domingos Anelson Ribeiro.

Casada com o vigilante Valter Santos, ela tem dois filhos formados, como gosta de dizer. "O de 31 anos é advogado e professor de jiu-jitsu. A menina, de 28, é esteticista", comemora.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas