Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Com pandemia, cresce nº de eleitores que apontam saúde como prioridade

Percentual varia de 43% a 77%, acima do observado em 2016, que foi de 32% a 62% também durante a campanha.

Em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, a saúde voltou a ser apontada pelos eleitores das capitais como o principal problema enfrentado em suas cidades. Mas, desta vez, em percentuais bem maiores que aqueles identificados na eleição de 2016. É o que revela a primeira rodada de pesquisas do Ibope, realizadas em 13 capitais.

Enquanto na eleição de 2016 os percentuais para a saúde como principal problema variaram de 32% a 62%, desta vez ela vai de 43% a 77%. O impacto das medidas adotadas, que levaram muitos prefeitos a suspender aulas ou autorizar o modelo de ensino remoto, pode ter afetado também a percepção dos eleitores. A educação aparece mais nessa rodada de pesquisa entre os dois principais problemas do que em 2016.

Leia também

Individualmente, Goiânia e Rio de Janeiro apresentam os maiores percentuais relativos à saúde como principal problema. Em 2016, a saúde também liderou a lista em Goiânia, mas com percentual de 43%. Agora chegou a 77%, maior patamar entre as capitais pesquisadas. No Rio também houve aumento expressivo. Há quatro anos, 54% dos cariocas disseram que o principal problema da cidade era a saúde. Agora são 74%.

Educação e segurança também como prioridades

A percepção dos eleitores também mudou com relação ao segundo e terceiro maiores problemas das cidades (na pesquisa Ibope, eles podiam mencionar até três problemas). Das 13 cidades pesquisadas neste ano, a educação ficou em segundo lugar em sete. Em 2016, na ampla maioria das 26 cidades pesquisadas, a segurança era o segundo assunto mais lembrado: em 23. Na rodada de pesquisa deste ano, no entanto, há situações entre o primeiro e o segundo colocado que configuram empate técnico dentro da margem de erro.

No caso da educação, os maiores percentuais neste ano foram identificados em Salvador e Rio de Janeiro (46% e 45%, respectivamente). Já a segurança pública atingiu 50% em Natal e 44% em Salvador.

Para Luciana Veiga, cientista política e professora da Universidade Federal do Estado do Rio (UniRio), os dados indicam uma relação com a crise na área da saúde, sempre lembrada pelos eleitores, mas desta vez reforçada pela pandemia, que limitou o atendimento da população no tratamento de outras doenças.

"Em decorrência da pandemia, a saúde, que sempre foi um tema central em pleitos municipais, ganha ainda mais importância. Isto acontece devido às campanhas para o combate do Covid-19, e em decorrências das demandas sobre a saúde na ressaca da grande onda do Covid-19. Tratamentos foram acumulados por redução de assistência das demais doenças na campanha do Covid-19. O sistema de saúde foi desorganizado para socorrer a população. Mas ficou como o caso do cobertor curto", afirma Luciana.

A professora da UniRio lembra que a educação aparece na lista de prioridades dos eleitores porque esse tema tem mobilizado mais brasileiros nos últimos anos.

"Educação assim como a saúde são prioridades de sempre. Mas, nos últimos anos, a educação vem ganhando muita centralidade por estar atrelada à retirada de crianças da criminalidade e à capacitação profissional para o mercado de trabalho, além, claro, de seu papel principal."

Para Luciana Veiga, chama atenção o percentual do tema "geração de emprego", que não chegou a liderar em nenhuma capital, apesar de a crise nessa área, que piorou com os efeitos da pandemia. O maior percentual do tema "geração de emprego" foi registrado em Belo Horizonte (30%), quarto item da lista dos problemas apontados pelos eleitores da cidade. O tema foi o quarto mais lembrado também em Florianópolis, com 19%. Em Palmas, a "geração de empregos" atingiu 27%, terceiro tema da lista, mas tecnicamente empatado com educação, que registrou 29%.

"O desemprego é uma agenda absolutamente central. A população, em particular a mais pobre, está sem emprego e sem renda, e vendo os preços da comida e de outros produtos aumentarem nas prateleiras", observa Luciana.

Com relação ao tema "transporte coletivo", lembrado em alguns capitais como um dos três problemas mais importantes da cidade, a professora da UniRio acredita que a pandemia pode ter afetado a percepção dos eleitores sobre esse tema.

"Há uma particularidade do momento de pandemia. Nas grandes cidades, houve mudança nos horários e na quantidade de carros disponíveis. O que causa transtorno na vida das pessoas. Também a superlotação, que sempre gerou desconforto, agora dá também a sensação de medo de contaminação, ficando mais perturbadora", afirma Luciana Veiga.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas