Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Cirurgias de Lula atrasam decreto sobre uso da força policial

Decreto que dá ao governo federal poder de regulamentar uso da força policial já está na Casa Civil


			
				Cirurgias de Lula atrasam decreto sobre uso da força policial
Governo federal prepara decreto para dar à União o poder de regulamentar o uso da força policial no Brasil.. Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A recente internação do presidente Lula para cirurgias vai atrasar o decreto que o governo federal prepara para dar à União o poder de regulamentar o uso da força policial no Brasil.

Em meio à onda de denúncias de violência e abuso policial em São Paulo, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, enviou o texto do decreto na quarta-feira (11/12) à Casa Civil.

Leia também

Segundo fontes do governo, o texto precisa passar pelo aval do presidente por ser um decreto e, sobretudo, por se tratar de um tema sensível, como o da segurança pública.

Os detalhes do decreto

O decreto dá ao governo federal o poder para editar normas, complementar e monitorar ações relacionadas à força policial, especialmente no que diz respeito ao uso de algemas, buscas pessoais e domiciliares, operações e atuação em penitenciárias.

O texto apresentado pelo Ministério da Justiça também prevê que profissionais de segurança passem por capacitações anuais obrigatórias sobre o uso da força.

O decreto prevê ainda ariação do” Comitê Nacional de Monitoramento do Uso da Força”, com a participação da sociedade civil.

Estado de saúde de Lula

Como noticiou a coluna, Lula fará um novo procedimento cirúrgico na cabeça, na manhã desta quinta-feira (12/12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está internado desde a madrugada da terça-feira (10/12).

Segundo os médicos, o procedimento é uma “complementação” da cirurgia de emergência que Lula fez na madrugada da terça para drenar um hematoma no cérebro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X