Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

China se irrita com discurso dos EUA sobre "vírus chinês": "Já chega"

Embaixador chinês na ONU rebateu as acusações de Trump e da representante dos Estados Unidos responsabilizando o país asiático pela pandemia

O embaixador chinês na Organização das Nações Unidas (ONU), Zhang Jun, se indignou nesta quinta-feira (24/9) durante a 75ª Assembleia Geral com o discurso norte-americano de que os chineses foram os responsáveis pela disseminação do coronavírus no mundo. "Já chega! Já criaram problemas suficientes no mundo!", disse o representante asiático à embaixadora norte-americana, Kelly Craft.

A reclamação ocorreu em uma reunião por videoconferência do Conselho de Segurança sobre o futuro da governança global, da qual participava o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

Leia também

"Antes de apontar o dedo aos outros, qual é a causa dos 7 milhões de casos de infecção e mais de 200 mil mortes nos Estados Unidos?", devolveu o embaixador chinês, acusando Washington de espalhar "o vírus da desinformação", "mentir" e "enganar".

O chinês ainda argumentou que os Estados Unidos, agindo dessa forma, "não resolverão nenhum problema". "Parem de politizar o vírus", disse. "Uma grande potência deve se comportar como uma grande potência."

Após o encontro, o embaixador postou em suas redes sociais vídeos de sua participação na reunião virtual. "

"Os EUA estão contra a comunidade internacional e completamente isolados. É hora de acordar. "O que os EUA precisam fazer é parar a manipulação política, parar de rotular ou politizar o vírus, focar no combate ao vírus em casa e apoiar a ONU e a OMS (Organização Mundial de Saúde)", disse.

"A China, como muitos outros países, dá as boas-vindas aos esforços dos EUA em contribuir para a paz mundial e o progresso da humanidade. Uma grande potência deve se comportar como uma grande potência", destacou.

Ele ainda aconselhou que, para ser "um bom líder", é preciso que se "lidere pelo exemplo", promova a "cooperação internacional" e "dê uma contribuição real para a humanidade"

O chinês recebeu o apoio do russo Vasily Nebenzia.

No início da reunião, a embaixadora Kelly Craft reiterou as acusações feitas pelo presidente Donald Trump na terça-feira (22/9), ao discursar na abertura da reunião.

"A decisão do Partido Comunista Chinês de ocultar a origem deste vírus, de minimizar seu perigo e de suprimir a cooperação científica transformou uma epidemia local em uma pandemia global", provocou. "Mais importante ainda, essas decisões já custaram centenas de milhares de vidas em todo o mundo."

"Deveria ter vergonha! Estou chocada e indignada com o conteúdo da discussão de hoje", disse Craft no início de seu discurso.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas