O calor intenso está de volta ao país, marcando o início de uma nova onda de altas temperaturas. A previsão indica que as temperaturas subirão novamente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao longo desta semana.
Segundo o Climatempo, a qualidade do ar pode voltar a se deteriorar, aumentando o risco de queimadas em diversas áreas do país e prejudicando a visibilidade. Além disso, a umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos em várias capitais.
Leia também
A previsão indica que a onda de calor se estenderá até 8 de outubro em grande parte do Brasil. As temperaturas deverão ficar entre 3°C e 5°C acima da média no Centro-Oeste, interior de São Paulo, Tocantins e interior do Nordeste, com máximas que podem chegar a 38°C ou 39°C.
Em Cuiabá e Corumbá, as temperaturas podem alcançar entre 40°C e 42°C. Apenas na quarta-feira (2/10), a chegada de uma frente fria começará a trazer o retorno de ar mais frio, com a previsão de queda nas temperaturas entre quinta e sexta-feira (4/10) no Sul e em parte da Região Sudeste, especialmente no leste e sul de São Paulo, no fim da semana.
Apesar da aproximação da frente fria, várias áreas do Brasil continuarão enfrentando calor intenso, com temperaturas acima da média em regiões de Minas Gerais, Goiás e partes do leste de Mato Grosso.