Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Brasil deve crescer menos do que os países da América Latina, diz banco

Instituição projeta que o PIB brasileiro deve crescer 3% neste ano, menos do que os 3,6% esperados para os demais países do continente

O Brasil deve ter um desempenho econômico inferior ao dos demais países da América Latina em 2021, de acordo com um relatório do banco BNP Paribas. A instituição projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 3% neste ano, menos do que os 3,6% esperados para o conjunto das economias latino-americanas.

Como destaque para a região, o banco aponta o crescimento de 5% para Argentina, Chile e Colômbia. O México, outro país analisado pelo BNP, deve avançar 3%.

Leia também

O crescimento mais tímido esperado para o Brasil deve ocorrer por causa de um primeiro semestre mais fraco, segundo o BNP. A economia brasileira deve sofrer com o encerramento do pagamento do Auxílio Emergencial e também com os impacto provocados pandemia de coronavírus diante do risco de prefeituras e governos estaduais proibirem o funcionamento de diversas atividades para evitar a disseminação da doença.

"Eu tenho dificuldade de ver um cenário benéfico para este primeiro semestre por causa desse balanço de forças", afirma o economista-chefe do banco BNP Paribas no Brasil, Gustavo Arruda.

Principal medida adotada pelo governo federal para mitigar os efeitos da pandemia de coronavírus, o Auxílio Emergencial se tornou um grande motor para o consumo das famílias, mas não deve continuar neste ano. A equipe econômica chegou a falar num novo programa social para substituir o benefício, mas a proposta ainda não saiu do papel diante das restrições fiscais do país.

Para 2021, o Ministério da Economia propôs uma meta fiscal com rombo de até R$ 247,1 bilhões.

Agenda política e fiscal

Na leitura do banco, a agenda política e fiscal deve dominar todos os países da região. Como o Brasil, a maioria dos governo teve de aumentar os gastos para combater a pandemia de coronavírus.

"A política a e questão fiscal estão na pauta de todos os países da América Latina, claro que em diferentes graus e níveis de risco. Mas vamos ficar discutindo sobre esses dois temas o ano todo" diz Arruda.

No México e na Argentina, haverá eleição para o Congresso neste ano. O Chile deve definir em abril os integrantes da Assembleia Constituinte.

Já o Brasil enfrenta a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado em fevereiro e deve, segundo o banco, já ver neste fim de ano um início das articulações para a disputa presidencial de 2022.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas