Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Bombeiros acham corpo do 2º menino Yanomami que desapareceu no rio após brincar próximo de garimpo

Meninos brincavam na beira do rio, quando foram "puxados" na água por uma draga de garimpo e levados pela correnteza, segundo o Condisi-YY

O segundo menino indígena que desapareceu no rio Parima, na Terra Yanomami, foi encontrado morto pelo Corpo de Bombeiros nessa quinta-feira (14). Ele e o outro menino, foram "sugados" na água por uma draga de garimpo e levados pela correnteza até a cachoeira, de acordo com o Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana (Condisi-YY).

A equipe com quatro mergulhadores iniciou as buscas na manhã desta quinta-feira. Conforme os Bombeiros, devido a dificuldade de comunicação, mais detalhes serão repassados após o retorno da equipe para Boa Vista. O local do acidente fica região da comunidade Makuxi Yano, em Alto Alegre.

Leia também

As crianças desapareceram na terça-feira (12). O primeiro corpo foi localizado pelos indígenas na quarta-feira (13). Os dois meninos eram primos e brincavam na beira do rio com um pedaço de carote de plástico, usado como uma espécie de prancha, segundo o Condisi-YY.

Em nota, a Hutukara Associação Yanomami considerou o caso "mais um triste resultado da presença do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami".

Procurada pelo g1, a Funai respondeu nesta quinta-feira que acompanha o caso por meio da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye'Kwana, e "está à disposição para colaborar com o trabalho das autoridades".

Terra Indígena Yanomami

Maior reserva indígena do Brasil, a Terra Yanomami tem quase 10 milhões de hectares entre os estados de Roraima e Amazonas, e parte da Venezuela. Cerca de 27 mil indígenas vivem na região em mais de 360 comunidades.

A área é alvo do garimpo ilegal de ouro desde a década de 1980. Mas, nos últimos anos, essa busca pelo minério se intensificou, causando além de conflitos armados, a degradação da floresta e ameaça a saúde dos indígenas.

A invasão garimpeira causa a contaminação dos rios e degradação da floresta, o que reflete na saúde dos Yanomami, principalmente crianças, que enfrentam a desnutrição por conta do escasseamento dos alimentos.

O número de casos de Covid entre indígenas que habitam a região, aumentou em razão da presença de garimpeiros. No ano passado, em apenas três meses, as infecções avançaram 250%.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas