Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Bolsonaro volta a dizer, sem provas, que houve fraude na eleição dos EUA

Alegação de fraude é repetida pelo candidato derrotado Donald Trump, mas já foi desmentida pelas autoridades eleitorais do estados norte-americanos

O Palácio do Planalto não emitiu manifestação oficial sobre a invasão do Capitólio. O Ministério das Relações Exteriores também não divulgou posicionamento.

Na manhã desta quinta-feira (7), horas depois de o Congresso americano oficializar a vitória de Joe Biden, o presidente Jair Bolsonaro insistiu em dizer que houve fraude nas eleições ? alegação falsa que Donald Trump vem repetindo desde que perdeu a disputa.

Leia também

Bolsonaro afirmou a apoiadores, sem apresentar provas:

?O pessoal tem que analisar o que aconteceu nas eleições americanas agora. Basicamente, qual foi o problema, a causa dessa crise toda? Falta de confiança no voto. Então, lá, o pessoal votou e potencializaram o voto pelos correios por causa da tal da pandemia e houve gente lá que votou três, quatro vezes, mortos votaram. Foi uma festa lá. Ninguém pode negar isso daí?, disse o presidente.

Autoridades eleitorais de diversos estados já desmentiram essa alegação de que mortos teriam votado nas eleições americanas.

O presidente Bolsonaro também voltou a criticar a imprensa. Criticou também as redes sociais pelo bloqueio a mensagens publicadas na noite de quarta por Donald Trump.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira (7), em nota divulgada à imprensa, que a invasão do Congresso dos Estados Unidos deve colocar em "alerta" a democracia brasileira.

O prédio do Capitólio, sede de Congresso norte-americano, foi invadido na quarta-feira (6) por apoiadores do presidente Donald Trump. No momento, era realizada sessão para a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral das eleições presidenciais de novembro, que deram vitória ao candidato democrata Joe Biden, rival de Trump.

?A violência cometida nesse início de 2021 contra o Congresso norte-americano deve colocar em alerta a democracia brasileira?, escreveu Fachin.

O ministro, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lembrou que o Brasil terá eleições presidenciais em 2022 e ressaltou que o resultado das urnas deverá ser respeitado.

"Em outubro de 2022 o Brasil irá às urnas nas eleições presidenciais. Eleições periódicas de acordo com as regras estabelecidas na Constituição e uma Justiça Eleitoral combatendo a desinformação são imprescindíveis para a democracia e para o respeito dos direitos das gerações futuras", disse o ministro do STF.

Novas imagens mostram a destruição após invasão no Capitólio

Para Fachin, ?quem desestabiliza a renovação de poder? ou ?falsamente confronta a integridade das eleições deve ser responsabilizado em um processo público e transparente?. ?A democracia não tem lugar para os que dela abusam?, disse o ministro.

Segundo Fachin, ?na truculência da invasão do Capitólio, a sociedade e o próprio Estado parecem se desalojar de uma região civilizatória para habitar um proposital terreno da barbárie". "A alternância de poder não pode ser motivo de rompimento, pois participa do conceito de república?, acrescentou.

O ministro também disse que, na estratégia para "minar" a Constituição, "intencionalmente desorienta-se pelo propósito da ruína como meta, do caos como método e do poder em si mesmo como único fim".

"O objetivo é produzir destroços econômicos, jurídicos e políticos por meio de arrasamento das bases da vida moral e material", afirmou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas