Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Icone Hora do Enem

A maior plataforma de revisão para o ENEM

Clique e Acesse

Hora do ENEM Alagoas

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Bebê é salvo por policiais após engasgar

Policial militar realizou a manobra de Heimlich em recém-nascido, no município de Pituaçu (BA)


				
					Bebê é salvo por policiais após engasgar
PM salva a vida de bebê engasgado em Salvador. Polícia Militar da Bahia

Um bebê foi salvo por policiais militares após engasgar, nessa quinta-feira (12), no bairro do Pituaçu, em Salvador. Os agentes utilizaram uma técnica chamada de manobra de Heimlich para salvar o recém-nascido.

Na manhã da última quinta-feira (12), uma ação rápida e precisa da Polícia Militar evitou uma tragédia em Pituaçu, bairro localizado na região leste de Salvador. Militares envolvidos na Operação Acauã foram acionados para socorrer um recém-nascido, que havia engasgado na Rua do Carimbamba.

Leia também

Os policiais foram acionados pelos pais da criança que estavam desesperados com a situação. Imediatamente, os agentes iniciaram a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias aéreas superiores.

Graças à agilidade e conhecimento dos militares, foi possível remover a obstrução e fazer com que o bebê voltasse a respirar. A manobra faz parte do manual de treinamento de agentes de segurança, que regularmente são chamados em situações parecidas.

Após o susto, o bebê foi encaminhado para uma unidade hospitalar para avaliação médica.

Outro caso aconteceu no Ceará

Os policiais militares do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) salvaram a vida de outro recém-nascido que estava engasgado. O incidente aconteceu na noite de terça-feira (10), no bairro Parque Dom Pedro, em Itaitinga (CE).

Os policiais estavam almoçando, quando foram acionados por um cidadão, pedindo socorro, pois um bebê de 6 dias estava engasgado com saliva. Um dos PMs iniciou as manobras de primeiros socorros e, após algumas tentativas, o bebê expeliu a saliva e voltou a respirar normalmente.

Os agentes recomendaram à família que levasse o bebê até um hospital para avaliação médica.

O que é a Manobra de Heimlich?

A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um atendimento de procedimento rápido, que atua nos primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, que geralmente se configuram como alimentos ou brinquedos.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

Como fazer a Manobra de Heimlich

Após se detectar que a pessoa não consegue respirar corretamente, devido a um engasgamento, o primeiro passo é pedir para ela tossir com força e em seguida aplicar 5

pancadas secas nas costas com a base de uma mão. Caso isso não seja suficiente, deve-se preparar para aplicar a manobra de Heimlich, que pode ser feita de 3 formas. Confira o manual produzido pelo Ministério da Saúde. Em geral:

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.

Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.

Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X