Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Barroso aponta "nível mínimo" de fake news nas campanhas municipais

Parcerias com plataformas digitais e agências de checagem ajudaram a diminuir ruídos, diz ministro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta sexta-feira (13) que houve um "nível mínimo" de circulação de fake news nas campanhas para as eleições municipais deste ano.

"Ainda temos dois dias até as eleições. Mas, talvez, nos últimos tempos, esta tenha sido a eleição com menor incidência de notícias fraudulentas", afirmou Barroso em seminário promovido pelo TSE sobre os desafios do sistema eleitoral brasileiro.

Leia também

"Achamos que esta é uma eleição em que o nível de circulação de notícias fraudulentas foi mínimo. Felizmente", declarou.

Segundo Barroso, parcerias com plataformas digitais e agências de checagem de informação contribuíram para diminuir a circulação de conteúdo falso sobre as eleições. O TSE também promoveu campanhas contra a desinformação.

"Nós achamos que essas parcerias com as mídias sociais derrubaram centenas de pontas que tinham comportamentos inautênticos", disse o presidente do TSE.

O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo (15) em todo o país, quando os eleitores deverão escolher novos prefeitos e vereadores. Nas cidades em que for necessário, o segundo turno acontecerá em 29 de novembro.

No seminário, integrantes da Justiça Eleitoral apresentaram o sistema eleitoral brasileiro a autoridades da Argentina, Chile, Colômbia, República Dominicana e do Parlamento do Mercosul, que acompanharão as eleições deste ano como convidados especiais do tribunal no domingo.

Convocação às urnas

Barroso conclamou os eleitores a comparecerem às urnas - mesmo quem tem direito ao voto facultativo.

O ministro também afirmou que o TSE vem tomando todos os cuidados para que haja segurança no pleito, tanto em relação à Covid-19 quanto ao funcionamento das urnas eletrônicas e da totalização de votos.

"Quem está tranquilo, está mal informado. O STJ [Superior Tribunal de Justiça] teve ataque cibernético na semana passada. Isso acendeu muitas luzes amarelas. Estamos tomando todos os cuidados, mas não dá para relaxar. Se Deus quiser, na segunda teremos chance de relaxar", disse.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas